Fusões e aquisições devem voltar a crescer em 2024, avalia PwC

Sócio da PwC Brasil
Sócio da PwC Brasil, Leonardo Dell’Oso. Foto: Divulgação

No ano de 2024 já há registro de 85 operações de fusões e aquisições em todos os setores no Brasil, mesmo número registrado em janeiro do ano passado, segundo o relatório mensal de fusões e aquisições da PwC Brasil. Mas, diferentemente do que foi visto em 2023, características de mercado já revelam uma tendência de crescimento para os próximos meses.

O sócio da PwC Brasil, Leonardo Dell'Oso, avalia que o mercado de M&A tende a retomar a rota de crescimento em 2024. "O ano começa com interesse maior do investidor por compra de controle societário ao invés de compra da participação minoritária, com 54% das operações do período (contra 47% no mesmo período do ano passado). Este comportamento pode demonstrar uma visão de mais longo prazo dos investidores", defende.

Os números de operações por tipo de comprador – estratégico ou financeiro – também poderiam indicar possibilidades. Tendo em vista a média das operações de 2023 em relação a janeiro de 2024, a consultoria destaca uma tendência de retomada dos investimentos pelos fundos de private equity e bancos de investimentos (investidores financeiros), cujo volume de transações cresceu 19%.

Notícias relacionadas

Esta mesma tendência pode ser confirmada se avaliados os últimos 12 meses findos em janeiro de 2024 contra o mesmo período de 2023, quando é registrado um crescimento de 10%.

Em uma visão geral, a PwC avalia que existe que uma estabilidade no volume de transações de M&A no início de 2024 em relação ao início de 2023, mas uma possível retomada do mercado no ano, se "mantidas as atuais condições macroeconômicas internas e externas, que deverá ser melhor percebida no segundo semestre de 2024".

Setores de tecnologia e energia

Na comparação por setor, o setor de tecnologia continua sendo o de maior destaque. Quando comparados os últimos 12 meses findos em janeiro de 2024, o setor registrou um decréscimo importante no número de operações, mas no comparativo de janeiro de 2023 com janeiro de 2024, mostra recuperação, representando 50% das transações no período.

O setor de energia e serviços de utilidade pública, apesar da pequena queda no volume de transações nos últimos 12 meses findos em janeiro de 2024, ganhou um pouco em representatividade no volume total. Esse setor apresentou um crescimento acelerado no volume e na representatividade sobre o total (cresceu 60% na comparação mês contra mês, base janeiro de 2024, representando 9,4% das transações no período).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!