Procon-SP notifica Claro, TIM, Vivo e até a Oi pedindo explicações sobre oferta do 5G

Ícone 5G exibido em celular. Fonte: Samsung Community

O Procon-SP notificou nesta quarta-feira, 30, TIM, Oi Móvel, Vivo e Claro, solicitando explicações sobre a oferta de conectividade com tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, o 5G. O órgão quer saber mais detalhes sobre a implantação da tecnologia, e de como isso afeta os atuais serviços ofertados aos consumidores.

As empresas deverão informar qual a linha de aparelhos compatíveis ao serviço 5G atualmente comercializados pelas empresas e apresentar informativos disponibilizados aos consumidores para esclarecimentos das mudanças implementadas no uso da nova tecnologia.

Mais questionamentos

Notícias relacionadas

O Procon explica que especificamente sobre a implementação da rede externa e do suporte aos atuais e novos consumidores para utilização da tecnologia, quer saber se há necessidade de substituição de chip e/ou demais dispositivos para uso do serviço, comprovando os valores eventualmente cobrados no ajustamento.

Outros questionamentos feitos pelo órgão às operadoras são sobre como será a adequação dos planos vigentes para atendimento a essa tecnologia e quais as principais diferenças entre a nova tecnologia e as anteriores, explicitando a qualidade, eficiência e segurança dos serviços amparados pela mencionada oferta de conectividade. O Procon também quer saber detalhes sobre qual a área de cobertura, velocidade, garantia do serviço e período de latência aplicados aos dispositivos conectados ao serviço 5G.

O Procon-SP também questionou se o consumidor manterá sua conectividade e acesso aos serviços por frequência diversa no caso de indisponibilidade do serviço 5G por localização do usuário ou causa diversa. As empresas têm até o dia seis de setembro para responder aos questionamentos do Procon-SP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!