Segue para sanção PL que institui política de recondicionamento de eletrônicos

Alunos utilizando computadores em escola pública

A Câmara analisou as emendas do Senado feitas ao Projeto de Lei nº 5.991/2019, que institui a Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos. O projeto segue para a sanção presidencial e deve virar lei.

Conforme consta no PL, a política pública será executada via Computadores para Inclusão a partir de dois instrumentos: os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), que recolhem e recondicionam os equipamentos obsoletos, e os Pontos de Inclusão Digital (PID), espaços físicos que proporcionam acesso às máquinas e à internet.

Uma das emendas oriundas do Senado, que apreciou o PL em junho de 2021, torna o Computadores para Inclusão uma iniciativa legal. Instituído em 2004 (pelo antigo Ministério do Planejamento), a partir de uma experiência do governo canadense, o programa é atualmente amparado por normas internas do Governo Federal, a exemplo do Decreto 9.373/2018.

Notícias relacionadas

Outra alteração no PL, fruto das emendas dos senadores, permite que os CRCs e os PIDs façam parcerias e intercâmbios com escolas e instituições da rede de educação básica, com entidades de pesquisa e extensão e com bibliotecas. O Senado também propôs que os CRCs destinem às escolas da rede pública de educação básica um percentual dos equipamentos – ainda a ser definido em regulamento.

Toda a gestão da ação está a cargo do Ministério das Comunicações. Segundo a pasta, o programa efetiva a política pública de inclusão digital no País e já doou equipamentos para 683 municípios brasileiros.

Impactos

O Computadores para Inclusão é orientado para o apoio e viabilização de iniciativas de promoção da inclusão digital. Segundo o MCom, 17 CRCs estão em funcionamento e são responsáveis pela entrega de máquinas testadas, em condições de uso e desempenho, com programas e aplicativos instalados.

A pasta diz que quase 29 mil computadores já foram recondicionados e doados a escolas, telecentros e outros espaços que atendem a comunidade. Mais de 2.100 PIDs estão distribuídos por 683 municípios brasileiros. O espaço dos CRCs também é dedicado à formação técnica de jovens em situação de vulnerabilidade social. Mais de 19 mil pessoas já foram capacitadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!