Casa Civil avalia decreto para criação do GT interministerial

O ministro das Comunicações já entregou à ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a minuta de decreto para criar um grupo de trabalho (GT) interministerial que deverá propor mudanças na legislação de telecomunicações e de comunicações com vistas a diminuir a assimetria regulatória, especialmente do setor de televisão por assinatura. Mais uma vez o ministro não adiantou detalhes sobre o que deseja mudar, limitando-se a repetir que alguns serviços não têm regulamentação alguma, o que não é correto, uma vez que tanto o DTH quanto o MMDS estão vinculados à Lei Geral de Telecomunicações e têm regulamentos baixados por decreto e normas técnicas estabelecidas pela Anatel. Todos os decretos são do começo de 1997.

Dentro da lei

O ministro voltou a afirmar que não haverá prejuízo para quem estiver agindo dentro da lei nem serão prejudicadas as empresas que começam a oferecer serviços diferentes com base na convergência como o IPTV, por exemplo. ?Os novos produtos não podem ficar esperando a elaboração da Lei de Comunicação Eletrônica de Massas para começar a operar. Alguma coisa será feita imediatamente respeitando os direitos dos atuais concessionários e os direitos do governo e da Anatel, que deverá regular o assunto?, disse Costa. Especificamente em relação à operação do serviço de televisão por assinatura da Telefônica em parceria com a DTHi, o ministro lembrou a declaração do presidente da Anatel em que Plínio de Aguiar afirma a necessidade da Telefônica obter anuência prévia da agência para operar o serviço mesmo em parceria com a empresa que já detém a outorga.

Notícias relacionadas
Há, contudo, interpretações ambígüas dentro da própria Anatel sobre isso, uma vez que não existe necessidade de autorização prévia, a não ser que haja transferência de controle.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!