Eutelsat e OneWeb completam combinação de negócios

Foto: Pixabay

As operadoras de satélites Eutelsat e OneWeb concluíram nesta quinta-feira, 28, a combinação de negócios entre as empresas – que resultará em um grupo com atuação na órbita geoestacionária (GEO) e de baixa órbita (LEO), sob a marca de Eutelsat Group.

A fusão (negociada desde o ano passado e celebrada a partir de troca de ações) foi confirmada após aprovação em assembleia pelos acionistas da Eutelsat. Com o aval, a OneWeb passa a operar como uma subsidiária do grupo sediado na França, atuando comercialmente sob a marca Eutelsat OneWeb.

"O recém-formado Eutelsat Group está estrategicamente posicionado para ser um líder global em comunicações espaciais. A poderosa frota em órbita geoestacionária (GEO) da Eutelsat irá combinar densidade de rede e alta capacidade de transmissão com a baixa latência e onipresença da constelação de órbita baixa (LEO) da OneWeb, para oferecer aos clientes serviços de conectividade totalmente integrada em escala global", indicou a operadora de satélites, em comunicado.

Notícias relacionadas

CEO da Eutelsat, Eva Berneke seguirá no comando da empresa combinada, ao passo que Dominique D'Hinnin será o chairman do conselho de administração, em cargo que já ocupava na francesa. Já Sunil Bharti Mittal – do grupo indiano Barthi, até então um dos principais acionistas da OneWeb  – atuará como vice-presidente e co-chair da Eutelsat Group.

A própria Eutelsat já detinha cerca de 23% das ações da OneWeb antes do negócio, ao passo que a participação reportada do Barthi era de 30%. O governo britânico, o Softbank, a Hughes e o conglomerado sul-coreano Hanwha eram outros acionistas da constelação LEO. 

Brasil

Nesta quarta-feira, a conclusão da fusão foi abordada no Congresso Latinoamericano de Satélites, evento promovido pela Glasberg Comunicações e TELETIME no Rio de Janeiro. Diretor geral da Eutelsat no Brasil, Rodrigo Campos comemorou o "dia 1" da combinação entre os negócios e afirmou que a fusão resultará no primeiro grupo a efetivamente reunir as órbitas GEO e LEO.

O executivo também pontuou que as parcerias assinadas pela OneWeb antes da fusão continuam valendo diante do novo arranjo. Na lista estão cerca de 55 acordos até então celebrados pela empresa de baixa órbita, incluindo compromissos de distribuição ao lado da Telefónica (dona da Vivo) e da Hughes

A rede da OneWeb já está ativa em algumas localidades e está programada para estar operacional globalmente até o final de 2023, fornecendo serviços de conectividade fixa, móvel e para governos. Já os serviços de transmissão e vídeo da Eutelsat continuarão como peça fundamental da estratégia do grupo recém-combinado, incluindo novos produtos de vídeo nativos em IP, com convergência entre banda larga e transmissão.

Finanças 

Segundo a Eutelsat Group, espera-se que a entidade combinada cresça receita a uma taxa anual composta de dois dígitos a médio e longo prazo, alcançando cerca de 2 bilhões de euros em faturamento em 2027. Há também a expectativa que o crescimento de Ebitda ocorra em ritmo ainda mais acelerado. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!