A Hughes anunciou o lançamento da oferta de conectividade da OneWeb nesta quinta-feira, 15. A parceria prevê a distribuição das soluções para conectividade de bordo em aviões com a constelação de baixa órbita (LEO), alimentadas pelo radar de varredura eletrônica (ESA) da empresa para oferecer banda larga com baixa latência e estabilidade.
Conforme o comunicado da Hughes, o serviço terá uma "solução híbrida" visando "transformar qualquer serviço aeronáutico de órbita geoestacionária (GEO) em uma experiência de WiFi integrada rápida e de baixa latência. Ambos são alimentados pelo radar LEO da Hughes, que é um ESA leve, de baixa potência e baixo perfil projetado, desenvolvido e fabricado pela Hughes".
A assinatura do acordo entre as empresas foi feita durante um evento do mercado aeronáutico em Hamburgo, na Alemanha, com o vice-presidente da Hughes, Reza Rasoulian, e o vice-presidente da OneWeb, Ben Griffin. Desta forma, a Hughes será a distribuidora global da solução de baixa órbita.
A empresa diz que a parceria promove um "desenvolvimento no relacionamento" com a OneWeb, que passa pelos projetos de teleportos e do módulo central usado em cada terminal do sistema para alimentar a conectividade LEO. A Hughes, vale lembrar, tem participação acionária minoritária na OneWeb.