GT da TV 3.0 realiza primeira reunião e discute metodologia de trabalho

O Grupo de Trabalho da TV 3.0 (GT TV 3.0) realizou nesta quinta-feira, 27, sua primeira reunião que inaugurou suas atividades. O GT é composto por especialistas, cientistas, técnicos, representantes da academia e de órgãos do governo para discutir o novo padrão de televisão digital.

Na ocasião, foram apresentados um panorama geral da abertura e instalação do GT TV 3.0; o regimento interno do Grupo de Trabalho; os coordenadores de cada subgrupos do GT; e a metodologia de trabalho.

Participaram do evento o secretário de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações (MCom) e presidente do GT TV 3.0, Wilson Wellisch, representantes da pasta, da Anatel, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério da Fazenda e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Além disso, estiveram presentes membros de instituições da sociedade civil, da academia e do setor privado.

Notícias relacionadas

Secretária executiva do MCom, Sônia Faustino caracterizou a reunião como "histórica". "Este é um momento de extrema importância, não só para o MCom, mas para o Brasil como um todo, e vai mudar a história da radiodifusão", afirmou.

Já Wellisch, presidente do colegiado, afirmou que o novo padrão de televisão digital pode revolucionar a forma como o brasileiro acessa conteúdos. "A tecnologia e o sistema da TV 3.0 serão totalmente inovadores e permitirão que o usuário não só interaja com a programação, mas conte com a maior qualidade possível de imagem e som", apontou.

"A implementação desta nova tecnologia de radiodifusão será importantíssima para uma mudança de patamar no setor, inclusive no que se refere a concorrência imposta pelos serviços de streaming. Será um trabalho longo, mas, tal como foi na implementação da TV Digital, vamos participar de uma nova virada de chave na radiodifusão", declarou Wellisch.

Na ocasião, foi feita uma apresentação, pelo presidente do fórum SBTVD, sobre os testes que estão sendo realizado e o estágio da escolha da tecnologia que funcionará no Brasil.

O GT

As atividades do GT TV 3.0 seguem até 31 de dezembro de 2024, resultando na entrega de uma proposta de regulamentação. As regras devem definir todo o funcionamento da nova geração de TV digital no Brasil. Essas proposições incluem: regulamentação; padrão tecnológico; modelo de implantação no território nacional; e cronograma de implantação e transição para a TV 3.0.

O superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinícius Caram, representa a Agência no GT TV 3.0 e afirmou, na reunião inaugural, que o grupo é uma iniciativa "essencial" e "muito bem coordenada" do MCom. Ele explica que a Anatel e o GT vão definir alguns aspectos técnicos e práticos da TV 3.0, como por exemplo a segmentação de conteúdo de acordo com localização geográfica dos telespectadores.

"Sabemos que o futuro da TV digital precisa desse novo passo. Vamos pensar não somente em um modelo tecnológico mais apurado para TV, mas que também agregue conectividade e seja mais sustentável para o setor. Tenho certeza que sairemos daqui com uma solução para o futuro da TV 3.0 no País", apontou Caram.

Composição

A composição do GT é esta:

FUNÇÃOTITULARSUPLENTE
Presidente do GT TV 3.0Wilson Diniz Wellisch
Secretário Executivo do GT TV 3.0Tawfic Awwad Júnior
Representante da Agência Nacional de TelecomunicaçõesVinícius Oliveira Caram GuimarãesPaulo Eduardo dos Reis Cardoso
Representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e InovaçãoGuilherme de Paula CorreiaHamilton José Mendes da Silva
Representante do Ministério da FazendaMariana Piccoli Lins CavalcantiHeber Moura Trigueiro
Representantes das entidades representativas do setor de radiodifusãoCristiano Lobato FloresLuiz Carlos Abrahão
Samir Amando Granja Nobre MaiaJosé Marcelo do Amaral
Carlos Eduardo Neiva MeloAudrim Marques de Souza
Emerson José WeirichWagner de Sousa Bastos
Carlos FiniRoberto Dias Lima Franco
Representante do Fórum SBTVDRaymundo Costa BarrosMarcio Rogerio Herman

(Com informações do Ministério das Comunicações)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!