SES: conectividade cresce e vídeo recua no balanço de 2022 da satelital

Foto: Divulgação

A operadora de satélites SES publicou nesta segunda-feira, 27, resultados operacionais para o quatro trimestre de 2022 e o acumulado do ano passado que revelaram alta nas receitas de conectividade (redes) da empresa e queda no segmento de vídeo.

No agregado, a SES acumulou faturamento anual de 1,944 bilhão de euros – em alta nominal de 9,1%, mas queda de 2,3% se consdeiradas variaçãoes cambiais e de escopo. Ainda o principal negócio da empresa, a vertical de vídeo caiu 5,5% em termos de receita, para 1,020 bilhão de euros.

Já a divisão de redes teve crescimento de 2%, gerando 923 milhões de receitas para a SES ao longo de 2022. O grande motor foi a vertical de mobilidade (+13,4%), com retomadas na demanda da aviação e do setor de cruzeiros por comunicação via satélite.

Notícias relacionadas

No fim das contas, os números resultaram em lucro líquido de 189 milhões de euros – ou queda de 41,5% na comparação com 2021. Maiores despesas com pagamento de impostos foram comunicadas como principal causa do recuo.

Futuro

Em 2023, a SES está projetando receitas entre 1,950 bilhão e 2 bilhões de euros. Um dos fatores importantes na estratégia é a constelação O3b mPower, cujos primeiros dois satélites foram lançados com sucesso em dezembro último.

A frota deve entrar em operação comercial no terceiro trimestre, após dois novos lançamentos no segundo tri (envolvendo quatro satélites). Ao lado do SES-17, a O3b mPower já teria carteira bruta ultrapassando a casa do 1 bilhão de euros. Um contrato com o governo de Luxemburgo para uso da frota foi anunciado junto ao balanço da SES, com valores que devem chegar a 195 milhões de euros.

Vale lembrar que em 2022 a operadora adquiriu a DRS GES para ampliar a atuação junto ao segmento governamental. Em 2022, a receita da SES junto aos setores públicos recuou 4,6%, muito por conta da retirada de tropas norte-americanas do Afeganistão a partir de 2021.

Vídeo

A limpeza da banda C nos Estados Unidos foi outro ponto destacado pelo balanço da satelital, que lançou e colocou em operação três artefatos para a desocupação da faixa no país (SES 20, 21 e 22).

Dois outros satélites para a mesma tarefa devem ser lançados ainda no primeiro trimestre, com previsão da SES de terminar o trabalho de limpeza em 2023 e assim acessar os US$ 3 bilhões restantes para execução da desocupação acelerada no principal mercado da América do Norte.

Globalmente, a SES carrega mais de 8 mil canais de TV para atendimento de cerca de 369 milhões de domicílios. Mesmo com a queda na vertical de vídeo, a empresa comemorou renovações de contratos do segmento no valor de US$ 450 milhões ao longo de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!