Google Cloud apresenta estratégia de nuvem híbrida na MWC

Google Cloud. Foto: Divulgação

Logo na abertura do Mobile World Congress 2023, realizado em Barcelona nesta segunda-feira, 27, o Google Cloud anunciou a estratégia de serviços para operadoras focados na monetização de redes. Segundo a companhia, as soluções trazem "princípios de nuvem híbrida" para que provedores de Internet possam construir, implantar e operar a infraestrutura, gerenciando dados e melhorando a experiência do consumidor por meio de inteligência artificial e analytics.

A companhia também anunciou a atualização da plataforma de nuvem distribuída na borda (GDC Edge, na sigla em inglês), para operadoras implantarem a infraestrutura do Google Cloud até nas redes de acesso (RAN), além dos cores de rede 5G. Assim, os provedores de serviços e comunicações (CSPs) poderiam rodar funções de rede em qualquer região do ambiente de nuvem da empresa. 

Em comunicado, o CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, destacou que os provedores enfrentam desafios para gerenciar as redes enquanto reduzem custos operacional e de capital. É nesse contexto em que espera que os novos serviços possam auxiliar. "Ao aplicar os princípios das nativas em nuvem para as arquiteturas de rede, e acelerar o crescimento de assinantes por uma fonte holística de gerenciamento de dados, os CSPs têm a oportunidade de construir uma ponte entre o espaço que separa a conectividade de hoje, da conectividade do futuro."

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As plataformas apresentadas no congresso espanhol são: 

  • * Telecom Network Automation, para a arquitetura edge com ferramentas interoperáveis de automação nativas em nuvem, "baseadas em Kubernetes e aprendizados da indústria" por meio do projeto de código aberto Nephio, parceria do Google Cloud com a Linux Foundation 2022;
  • * Telecom Data Fabric, para simplificar coleta, normalização e correlação de dados para fornecer relatórios de dados, que são expostos em modelos unificados para arquitetura de malha, atendendo às necessidades de governança e soberania de dados dos provedores; e
  • * Telecom Subscriber Insights, que utiliza a inteligência artificial para extrair insights usando a fonte de dados existente de maneira segura e privada. "A solução ingere e analisa dados com modelos de IA para fornecer ações recomendadas e ajuda os CSPs a interagir com seus assinantes em múltiplos canais. O resultado é que os CSPs podem entender melhor o comportamento do assinante, fazer cross-sell e upsell, gerenciar rotatividade e adquirir novos clientes com mais eficiência."
  • As iniciatuivas da Google Cloud são anunciadas em paralelo com o esforço das opoeradoras de criarem a iniciativa Open Gateway, para criar APIs padronizadas de integração global de redes e sistemas das operadoras de telecomunicações com desenvolvedores e consumidores de serviços digitais. O esforço nasceu com o apoio de empresas de nuvem como Microsoft, AWS e Gloogle Cloud.

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