GSMA lança Open Gateway, iniciativa para integrar globalmente redes e aplicações digitais

Lançamento da iniciativa Open Gateway, durante o MWC 2023, em Barcelona. Foto: Samuel Possebon

As operadoras de telecomunicações deram início, durante o Mobile World Congress 2023, no que promete ser o maior esforço conjunto da indústria de padronização tecnológica desde que as operadoras europeias criaram, em 1987, a Associação GSM, que daria origem à GSMA, e que buscava a padronização das redes de telefonia móvel, até então dispersas em diferentes tecnologias que não se comunicavam entre si. O esforço lançado agora chama-se Open Gateway, e sob a liderança da GSMA, já congrega 21 operadoras, que cobrem 3,9 bilhões de pessoas, e que pretende criar uma padronização que permitirá interconectar e orquestrar as diferentes redes de telecomunicações, permitindo aos usuários e desenvolvedores de aplicações um único ponto de acesso global a todas as redes. A ideia por trás da iniciativa é tornar as redes das teles uma espécie de único "supercomputador" formado por todas as infraestruturas de banda larga e suas respectivas capacidades de processamento em nuvem.

"Para ter computação global, as redes não são suficientes e precisam de mais capacidade. Há 35 anos as operadoras se juntaram num primeiro esforço de harmonização. E o Open Gateway é um esforço semelhante, com impacto global", disse Mats Granryd, CEO da GSMA. 

O conceito não é novo e é bastante conhecido no universo de TI: são APIs (interfaces abertas de aplicações) que permitem a conexão a diferentes funções de rede. A iniciativa Open Gateway já nasce com 8 APIs padronizadas, mas a ideia é expandir isso para diversas outras funções. O conceito vai além de apenas abrir APIs de uso das redes, o que muitas operadoras já fazem. A ideia é também integrar as funcionalidades de computação em nuvem de que essas redes estão sendo dotadas, sobretudo com 5G, fazendo com que todas as redes possam operar de maneira integrada. 

Notícias relacionadas

As APIs já desenvolvidas permitem ajustes de qualidade de rede sob demanda; seleção de sites e rotas; análise de status de dispositivos; troca de SIM; verificação de números; validação de OTP (terminais ópticos); e cobrança.

Outra novidade da iniciativa é que ela já vem amarrada com três dos principais players de nuvem: AWS, Microsoft e Google. As três empresas prometem anúncios de funcionalidades já integradas ao Open Gateway. Durante a abertura do Mobile World Congress 2023, os CEO da Microsoft, Satia Nadella; e da Google Cloud, Thomas Kurian, falaram em mensagens gravadas. 

Para Kurian, a iniciativa representa uma parceria entre empresas de telecomunicações e nuvem. "Estamos anunciando uma série de produtos para telecomunicações, como plataformas de insights, gestão de tráfego e outros, em parceria com nossos parceiros" . Ele destacou o esforço do Google, por meio do Android, de impulsionar a conectividade móvel. "Temos mais de 3 bilhões de usuários ativos mensais. Isso gera um grande ecossistema de smartphones, wearables e carros. A colaboração é a única forma de desenvolver o ecossistema", afirmou. "Só temos sucesso quando outros têm sucesso. Estamos no nascimento da era da inteligência artificial e a conectividade é um componente essencial para IA e para todo o ecossistema", disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!