Claro recebe 3 milhões de requisições por mês em API de SIM swap

[Do Mobile Time] O Open Gateway já é um sucesso no Brasil. A API de SIM Swap registra atualmente cerca de 3 milhões de requisições por mês somente na Claro, o que torna possível estimar que o volume total do mercado nacional gire em torno de 10 milhões por mês. E isso é apenas o começo, pois vários grandes bancos, fintechs e empresas de delivery ainda não começaram a usá-la.

Na Claro, o preço por requisição válida na API de SIM Swap varia de acordo com o volume, começando por volta de R$ 0,40 e chegando a R$ 0,10. Os valores são similares para a API de verificação de número telefônico, também disponível no Brasil.

Os canais de vendas, por enquanto, são as próprias operadoras e a Infobip. Mas em breve outros serão abertos, como a Microsoft e outro hyperscaler. O modelo de negócios pode ser de revenue share ou de compra no atacado para revenda. No caso da Claro, a contratação pode ser feita pelo site da Embratel e o gerenciamento, pelo markeplace de APIs da operadora, o Claro Insight.

Notícias relacionadas

A Claro está finalizando os testes para lançamento da API de confirmação de localização de aparelho. Seu caso de uso mais óbvio é o de antifraude, mas vislumbram-se também aplicações para localização de drones, IoT e até para manobrar navios dentro de portos.

A operadora já está avaliando quais APIs do Open Gateway serão as próximas adotadas. Estão sendo estudadas aquelas de qualidade sob demanda; status do device; e Know Your Customer. Mas a ideia é conversar com as demais teles que atuam no Brasil para trabalharem com as mesmas APIs padronizadas.

"O Open Gateway é uma revolução. É uma oportunidade de as operadoras se abrirem e monetizarem o 5G. Podem surgir negócios impensáveis, que a a gente não tem ideia agora", comenta Ageu Dantas, head de data analytics e messaging da Claro Brasil, em conversa com Mobile Time (parceiro de conteúdo do TELETIME).

Dantas fará um balanço dos primeiros meses do Open Gateway na Claro durante o MobiXD 2024, dia 14 de maio, no WTC, em São Paulo. Para ver a agenda atualizada e mais informações sobre o evento, acesse www.mobixd.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!