5G no Brasil chega a 450 Mbps no primeiro trimestre de 2024

Imagem: Freepik

A velocidade média do 5G no Brasil alcançou 450,48 Mbps de velocidade no download neste primeiro trimestre de 2024. Os dados são do levantamento realizado pelo Speedtest (da empresa de medições Ookla) e foram divulgados pela Anatel nesta terça-feira, 19. O valor representa uma diferença expressiva em relação aos 312 Mbps registrados no terceiro trimestre de 2022, ou há cerca de seis meses.

Durante a 216ª reunião do Conselho Consultivo onde as informações foram apresentadas, a agência também comentou do número de acessos à quinta geração de redes móveis do Brasil, que alcançou a marca de quase 21,6 milhões em janeiro deste ano.

"À medida em que a rede vai crescendo, o número de terminais de usuários vai subindo, de modo diretamente proporcional à população", comentou o superintendente de outorga e recursos à prestação de serviços substituto da Anatel, Sidney Nince. A Anatel também informou que o Brasil tem hoje 174 modelos de celulares 5G certificados à venda nas lojas. 

Notícias relacionadas

Nessa segunda-feira, 18, o Brasil também chegou oficialmente ao número de 3.678 municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone. Isso ocorreu após a Anatel anunciar, na semana passada, a liberação da faixa para mais 395 novas cidades.

De acordo com Nince, a atual soma de municípios com a rede liberada para o 5G representa uma antecipação de um ano e três meses da meta estipulada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

Juntos, estes 3.678 municípios correspondem a 181 milhões de brasileiros. Apesar disso, apenas 699 delas contam com ao menos uma estação 5G licenciada nas faixas de 2,3 GHz e 3,5 GHz – neste caso, compreendo cidades com população somada de 134 milhões.

Limpeza de espectro

Em relação a desocupação da faixa 3,5 GHz (necessária para a liberação do 5G em novos municípios), a Anatel também prestou contas sobre o processo de distribuição dos kits de antenas para pessoas inscritas no Cadastro Único. 

De acordo com a agência, foram instaladas 2.238.069 antenas (para um total estimado em 5,5 milhões), enquanto 147.650 estão agendadas. A distribuição desses kits é organizada pela Siga Antenado (EAF), entidade sem fins lucrativos criada pela agência de telecomunicações para administrar compromissos estabelecidos no Leilão do 5G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!