Claro oferece APIs do Open Gateway de graça para startups

Rodrigo Duclos, Carlos Araujo, Raquel Possamai e Ageu Dantas, durante coletiva de imprensa no Web Summit Rio (Foto: Fernando Paiva)

[Do Mobile Time] A Claro quer descobrir novos casos de uso para as APIs do Open Gateway. Para tanto, decidiu oferecê-las gratuitamente para startups, com um limite de 1 mil requisições por mês por API durante seis meses.

A iniciativa foi anunciada por executivos da companhia nesta terça-feira, 16, no Web Summit Rio, no Rio de Janeiro. "Esperamos que seja o suficiente para testarmos hipóteses", comentou Rodrigo Duclos, CDO da Claro, em coletiva de imprensa no evento.

"Estamos animados com essa democratização", disse Carlos Araujo, diretor de novos negócios da Claro. Sobre a importância do Open Gateway como nova fonte de receita da operadora, ele disse: "vai ser representativo, mas nunca vai competir com nosso core business. É uma forma de remunerar nossa capacidade de rede. Mas é uma receita marginal no tamanho do negócio como um todo".

Notícias relacionadas

APIs antifraude

Atualmente há três APIs do Open Gateway no Brasil: uma para checagem de troca recente de SIMcard (SIM Swap), outra para verificação do número telefônico ("number verified"), e uma terceira para confirmação de localização do aparelho ("device location"). Elas são padronizadas e oferecidas pelas três grandes operadoras: Claro, TIM e Vivo.

Todo o ecossistema financeiro já está utilizando a API de SIM Swap pelo menos em provas de conceito (PoCs), informou Raquel Possamai, diretora executiva da Embratel para o mercado financeiro. De acordo com recentes matérias publicadas por Mobile Time, parceiro de conteúdo do TELETIME, a quantidade mensal de requisições dessa API no Brasil já gira em torno de 3 milhões somente com a Claro, e chega perto de 10 milhões somando as outras operadoras.

MobiXD

O balanço dos primeiros meses do Open Gateway no Brasil será tema de um painel no evento MobiXD, que será realizado dia 14 de maio, no WTC, em São Paulo, com as participações de Ageu Dantas, head de data analytics da Claro; Leonardo Silva, head de Big Data e IA B2B da Vivo; e Leonardo Siqueira, diretor de monetização de dados da TIM.

O Open Gateway é também um dos finalistas do Prêmio Seleção Mobile Time 2024. Ele concorre com outros nove finalistas em uma votação aberta ao público que vai até o dia 12 de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!