Confira a íntegra da Portaria que cria diretrizes de compartilhamento de postes

A portaria que cria o Poste Legal, política nacional de compartilhamento de postes entre distribuidoras de energia elétrica e prestadoras de serviços de telecomunicações, assinada nesta terça-feira, 26, pelo Ministério das Comunicações e Ministério de Minas e Energia traz uma série de diretrizes que apontam os parâmetros do compartilhamento da infraestrutura. Uma delas, é que também outras infraestruturas além dos postes poderão ser compartilhadas tanto por operadoras quanto por empresas de energia elétrica, conforme regulamentação que será ainda publicada por Anatel e Aneel.

Além desta, a portaria prevê a gestão isonômica e não discriminatória do acesso ao poste pelas prestadoras de serviços de telecomunicações, inclusive quanto à remuneração a ser paga; transparência no acesso ao poste pelas prestadoras de serviços de telecomunicações, de modo a fomentar o controle social; e remuneração das distribuidoras de energia elétrica orientada a custos.

Caberá à Anatel e à Aneel estipular as regras que garantam a transparência na oferta e no acesso às faixas de compartilhamento e aos pontos de fixação para o compartilhamento de postes entre distribuidoras de energia elétrica e prestadoras de serviços de telecomunicações; assim como as regras que definirão as responsabilidades pela regularização da ocupação dos postes, a fiscalização e a manutenção do ordenamento do uso dos postes.

Notícias relacionadas

O custo de regularização dos postes caberá ao setor de telecomunicações e ele não poderá ser repassado ao setor ou ao usuário de energia elétrica. Confira a íntegra da portaria assinada nesta terça-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!