Três maiores operadoras da China aderem à Open Gateway da GSMA

Cidade de Xangai. Foto: Pixabay

Lançada no final de fevereiro em Barcelona, a iniciativa Open Gateway da associação global do setor móvel GSMA ganhou mais três membros chineses de peso: China Mobile, China Telecom e a China Unicom. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 26, às vésperas da edição de Xangai da Mobile World Congress, que acontece nesta semana. 

A iniciativa de abrir interfaces programáveis de aplicações (APIs) para a criação de um ecossistema de desenvolvimento para redes tem a adesão de 29 operadoras no mundo (incluindo as três chinesas), o que cobre cerca de 60% da população mundial. Entre as companhias constam as controladoras de teles brasileiras, como Telefónica e Grupo TIM.

Segundo a GSMA, atualmente há 23 provas de conceito desde o lançamento da Open Gateway em fevereiro, quando foram feitos oito testes. As aplicações desenvolvidas incluem localização de dispositivos, troca de SIMcards e combate de crimes financeiros online, além de iniciativas de qualidade sob demanda para entregar "experiências de games mais imersivas e permitir a drones carregar intensivamente dados para missões com segurança".

Notícias relacionadas

O anúncio em Xangai mostra um comprometimento do mercado chinês com a GSMA em meio a crescentes pressões da União Europeia contra a tecnologia da China, especialmente de fornecedores. Em comunicado, o diretor geral da associação, Mats Granryd, lembrou da importância do mercado asiático. 

"A China representa o maior mercado 5G do mundo, então ter três das maiores operadoras chinesas comprometidas com esta iniciativa demonstra o significado global e o forte caso de negócios que ela oferece", declarou  Granryd. "Acreditamos que a colaboração e framework comum entre operadoras móveis, desenvolvedores e provedores de cloud vai permitir novas oportunidades e conduzir a novas indústrias e experiências", acrescentou o EVP da China Telecom, Li Jun.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!