A edição de 2024 do Mobile World Congress (MWC) acontece entre os dias 26 e 29 de fevereiro, em Barcelona (Espanha), e espera reunir mais de 90 mil participantes. O evento realizado anualmente pela GSM Association (GSMA), que representa as principais companhias globais do ecossistema móvel e de conectividade, teve sua primeira edição há 37 anos. Desde então, só não aconteceu em 2020, por conta da pandemia.
Executivos das principais operadoras do mundo, governos e companhias de tecnologia se encontrarão no MWC 2024 para debater e tomar decisões referentes ao setor. Confira abaixo as principais notícias do evento:
Mudança de tom
No primeiro dia de debates, o chairman da GSMA e CEO da espanhola Telefónica, José Maria Alvarez-Pallete, indicou uma modulação da cobrança sobre as grandes plataformas de Internet – com o pedido por uma "contribuição justa" (o chamado fair share) dando lugar a um apelo pelo uso responsável de redes. A mudança de postura foi posteriormente confirmada por TELETIME junto ao líder da principal entidade do setor.
Inteligência artificial
Uma das principais tendências da MWC, a inteligência artificial motivou parcerias entre grandes operadoras, big techs e fornecedores de redes de acesso, com destaque para a IA generativa e para a busca por um modelo próprio para a cadeia de telecom.
Brasil se destaca com Open Gateway
O CTO do Itaú apresentou no evento o que tem sido considerado o primeiro projeto de uma instituição financeira no mundo de uso do Open Gateway.
Outra novidade envolvendo o Brasil é que o País e o Open Gateway será o primeiro mercado onde o TikTok usará APIs abertas ao lado da Telefónica.
Consolidação desejada
Já o comissário da União Europeia para mercado interno, Thierry Breton, defendeu a consolidação de operadoras de telecom do bloco, incluindo novas regras regionalizadas para espectro. O apelo recebeu apoio de um quarteto das maiores operadoras do bloco.
Clima tenso
Se globalmente o fair share pode ficar em segundo plano, o embate entre empresas de telecomunicações e de de Internet deverá continuar sendo o assunto central para as companhias brasileiras.
Futuro do 5G
Pelo lado da Huawei, novidades na implementação do 5.5G do mundo e na adoção do IPv6 no Brasil foram alguns dos principais assuntos do primeiro dia da feira.
O que esperar do MWC 2024
Nesta edição especial do TELETIME Live, Samuel Possebon, editor chefe da TELETIME, antecipou diretamente de Barcelona alguns dos pontos que devem movimentar o quatro dias do no Mobile World Congress deste ano.