Saiba tudo sobre o Mobile World Congress 2024 em Barcelona

Mobile World Congress
Foto: Divulgação/MWC

edição de 2024 do Mobile World Congress (MWC) acontece entre os dias 26 e 29 de fevereiro, em Barcelona (Espanha), e espera reunir mais de 90 mil participantes. O evento realizado anualmente pela GSM Association (GSMA), que representa as principais companhias globais do ecossistema móvel e de conectividade, teve sua primeira edição há 37 anos. Desde então, só não aconteceu em 2020, por conta da pandemia. 

Executivos das principais operadoras do mundo, governos e companhias de tecnologia se encontrarão no MWC 2024 para debater e tomar decisões referentes ao setor. Confira abaixo as principais notícias do evento:

Notícias relacionadas

Mudança de tom

No primeiro dia de debates, o chairman da GSMA e CEO da espanhola Telefónica, José Maria Alvarez-Pallete, indicou uma modulação da cobrança sobre as grandes plataformas de Internet – com o pedido por uma "contribuição justa" (o chamado fair share) dando lugar a um apelo pelo uso responsável de redes. A mudança de postura foi posteriormente confirmada por TELETIME junto ao líder da principal entidade do setor.

Inteligência artificial

Uma das principais tendências da MWC, a inteligência artificial motivou parcerias entre grandes operadoras, big techs e fornecedores de redes de acesso, com destaque para a IA generativa e para a busca por um modelo próprio para a cadeia de telecom.

Brasil se destaca com Open Gateway

O CTO do Itaú apresentou no evento o que tem sido considerado o primeiro projeto de uma instituição financeira no mundo de uso do Open Gateway.

Outra novidade envolvendo o Brasil é que o País e o Open Gateway será o primeiro mercado onde o TikTok usará APIs abertas ao lado da Telefónica.

Consolidação desejada

Já o comissário da União Europeia para mercado interno, Thierry Breton, defendeu a consolidação de operadoras de telecom do bloco, incluindo novas regras regionalizadas para espectro. O apelo recebeu apoio de um quarteto das maiores operadoras do bloco.

Clima tenso

Se globalmente o fair share pode ficar em segundo plano, o embate entre empresas de telecomunicações e de de Internet deverá continuar sendo o assunto central para as companhias brasileiras.

Futuro do 5G

Pelo lado da Huawei, novidades na implementação do 5.5G do mundo e na adoção do IPv6 no Brasil foram alguns dos principais assuntos do primeiro dia da feira.

O que esperar do MWC 2024

Nesta edição especial do TELETIME Live, Samuel Possebon, editor chefe da TELETIME, antecipou diretamente de Barcelona alguns dos pontos que devem movimentar o quatro dias do no Mobile World Congress deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!