Teles vs. big techs: 'fair share' dá lugar ao 'uso responsável da rede'

José Maria Alvarez-Pallete, CEO da Telefónica e chairman da GSMA, em discurso durante o MWC 2024. Foto: Telefónica

Nas palestras de abertura do MWC 2024, que tradicionalmente dão o tom do evento, a maior ausência foi o termo "Fair Share". Não é que a preocupação das operadoras de telecomunicações com uma situação alegadamente desequilibrada em relação às empresas de Internet não persista. O assunto segue objeto de preocupação e plano de fundo nas falas dos executivos da indústria. Mas o tom é diferente, e a ideia deixa de ser a de uma compensação econômica para dar lugar à ideia de um " uso responsável da rede". 

A nova abordagem adotada nas falas vai para o campo das parcerias, da aproximação e das responsabilidades conjuntas dos setores de telecom e das big techs. Entram em cena não apenas as questões de assimetrias econômicas, em que as teles reclamam de investirem muito e terem poucas receitas. Mas passam a ser colocadas questões ambientais relacionadas ao crescimento dos serviços digitais, a inclusão de quem está excluído da conectividade, ou questões éticas relacionadas à Inteligência Artificial.

José Maria Alvarez-Pallete, Chairman e CEO da Telefónica e Chairman da GSMA, é sempre a voz mais eloquente do evento. E foi ele quem deu o tom. Em vez de destacar os lucros das big techs em contraponto aos investimentos das teles, ele destacou também a quantidade de energia e recursos consumidos em uma simples pesquisa ao ChatGPT, equivalente ao consumo de uma lâmpada por duas horas e a uma garrafa de água potável. Também destacou que apesar do aumento de 9 vezes no tráfego desde 2015, a Telefónica consegue, hoje, consumir 9% menos energia.

Notícias relacionadas

"Chegou a hora de parcerias globais e uma governança justa para uma entrega sustentável e benéfica para toda a cadeia", disse Pallete, no momento em que mais se aproximou do discurso do fair share, mas logo já trazendo o novo tom. "É hora de responsabilidade no uso dos recursos e de um novo ambiente regulatório". 

Por fim, Alvarez-Pallete conclamou as empresas de tecnologia  a seguirem no mesmo caminho: "50% do tráfego vem de 6 players [de Internet]. Eles precisam ter uso responsável da rede, e da capacidade. AI é a maior revolução e precisa das redes, capacidade massiva e armazenamento. Mas precisa da Terra e da nuvem para colaborar".

"O uso responsável deve ser a regra no desenvolvimento de todas as tecnologias. Nós assumimos a nossa responsabilidade, e precisamos garantir que a explosão do tráfego seja gerida com responsabilidade", diz.

Receitas

Mats Granryd, diretor geral da GSMA, chamou a atenção de que apesar do o 5G estar crescendo mais rápido do que as gerações anteriores, as receitas não crescem e os investimentos estão crescendo e ritmo muito mais lento.

"O 5G está crescendo mais do que qualquer tecnologia, mas as receitas estão caindo mesmo com os investimentos crescendo a cada ano", disse – deixando no ar a mensagem da necessidade de compartilhamento desses esforços, mas sem falar abertamente no pagamento de uma taxa de uso de rede.

O discurso vem em linha com o esforço das operadoras de telecomunicações de ampliarem parcerias e iniciativas conjuntas com outros setores, principalmente por meio do Open Gateway, que é iniciativa lançada em 2023 para que sejam adotadas interfaces em comum entre diferentes empresas. Mesmo no discurso da autoridade que vinha sendo o principal defensor do Fair Share , o conselheiro da Comissão Europeia Thierry Breton, o tom veio mais leve, com o discurso de um ambiente "equilibrado" (o já clichê "level playing field").

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!