Projeto Open Lab 5G tem segunda fase concluída com Release 16 e IoT

Foto: Freepik

A viabilidade e aplicabilidade da tecnologia 5G no chão de fábrica foram validadas durante a segunda fase de testes do Projeto Open Lab 5G WEG-V2COM, iniciativa desenvolvida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com a Anatel e a empresa WEG-V2COM.

Os resultados da segunda etapa foram anunciados nesta segunda-feira, 25. "Além de incentivar a massificação do uso de redes de quinta geração em operações do setor produtivo brasileiro, os resultados positivos do 5G Release 16, realizado com a supervisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e colaboração da Claro subsidiarão decisões da agência reguladora relativas à tecnologia", afirmou a ABDI.

Vale lembrar que essa segunda etapa baseada em release 16 complementa a primeira fase do projeto (com Release 15), iniciada em 2020 para avaliar o desempenho da rede 5G em aplicações voltadas para chão de fábrica industrial. Diferentemente da primeira, a etapa recém-concluída deu enfoque especial a testes de conectividade de dispositivos IoT (Internet das Coisas) à rede 5G.

Notícias relacionadas

Os testes foram novamente realizados em ambiente real de produção – isto é, na fábrica da WEG Drives & Controls, em Jaraguá do Sul (SC). As medições do 5G Release 16 na WEG Drives & Controls também apontaram maior capacidade da rede de suportar conexões simultâneas de grande escala, fator determinante face ao crescente número de dispositivos atualmente conectados com diferentes funções.

Em comparação ao Wi-Fi utilizado atualmente na fábrica de Jaraguá do Sul, os testes constataram que a densificação de casos de usos pode ser aplicada com um número cinco vezes maior, se utilizada a tecnologia 5G. Além da densificação ampliada, a taxa de transferência de dados obtida em cada dispositivo conectado é muito maior.

Robôs

Uma melhora de 5,05% no tempo de resposta de um robô logístico para o transporte de caixas também evidenciou a capacidade do 5G, o que favoreceria a massificação dos robôs autônomos móveis (AMR, na sigla em inglês) no ambiente fabril e a redução de custos operacionais.

Ainda na esfera robótica, o Release 16 resultou em experiências de realidades virtual e aumentada mais eficientes, nota a ABDI. A implementação do 5G permitiu melhoras significativas no delay e na qualidade da transmissão de dados de alta resolução, o que tornou a pilotagem remota do robô mais eficiente e segura.

"Esse caso de uso demonstrou a capacidade do 5G de atender não apenas a aplicações críticas e de alta demanda de transmissão de dados, mas também às de segurança: por meio da rede, melhora-se a eficiência de atividades de risco, de inspeção e de monitoramento em ambientes de difícil acesso ou perigosos para trabalhadores da indústria".

A realização da segunda fase de testes em ambiente industrial do Projeto Open Lab 5G WEG-V2COM teve o acompanhamento da Anatel e a participação dos parceiros Qualcomm, no suporte técnico para a execução do projeto, e da Claro, para a implementação da rede privativa mista (integrada). O acordo entre ABDI e Anatel prevê a realização de testes também em outros dois ambientes: cidades e agronegócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!