Plataforma Não Me Perturbe ganha aplicativo para facilitar cadastro de usuários

Tela do aplicativo Não Me Pertube

Desde a quinta-feira, 23, a plataforma Não Me Perturbe passou a funcionar em versão de aplicativo. Disponível para os sistemas Android e iOS, o app permite o cadastro de números fixos e móveis para não receberem chamadas indesejadas de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.

"O aplicativo é uma opção a mais para o usuário que quiser aderir à plataforma e se cadastrar para não receber mais ligações indesejadas com ofertas de serviço de telecomunicações e oferta de crédito consignado", afirmou o diretor do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART) da Conexis, José Bicalho. "O mais importante nessa iniciativa das empresas é dar opção de escolha para os consumidores".

Bicalho reforça que a plataforma só funciona para oferta de crédito consignado e para ofertas de serviços de telecomunicações das empresas que aderiram à Não Me Perturbe. A lista das empresas está disponível no site e no aplicativo.

Notícias relacionadas

Para fazer o cadastro, basta informar o número de telefone que o usuário deseja não receber mais chamadas indesejadas e o bloqueio ocorrerá em até 30 dias.

A plataforma Não Me Perturbe está em operação desde julho de 2019 e já tem mais de 11 milhões de números de telefones cadastrados. A iniciativa, criada pelas operadoras de telecom, faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores.

Autorregulação

A autorregulação atua dentro de procedimentos de regulação responsiva com o objetivo de melhorar a relação com os consumidores, explica a Conexis Brasil Digital. A entidade informou que desde março de 2020, além do telemarketing, o SART vem atuando em outras frentes com a implantação dos normativos de Atendimento, Cobrança e Oferta. "Os normativos trazem orientações para as prestadoras no relacionamento com os usuários e contaram com a participação próxima da Anatel e dos conselheiros independentes que compõem o SART", explica a Conexis.

A associação das operadoras argumenta que , mesmo com o aumento da demanda por serviços de telecom, intensificada durante a pandemia da Covid-19, as reclamações de usuários de serviços de telecomunicações registradas na Anatel têm apresentado sucessivas quedas. Em janeiro de 2023, por exemplo, o número de reclamações de usuários de telecom registradas na agência caiu 28,4% em relação a janeiro de 2022. As reduções nas reclamações também são verificadas em outras plataformas, como a Consumidor.gov.

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário para Edivan da Conceição Soares Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!