Streaming em alta, voz em baixa entre os consumidores, aponta Anatel

Foto: Pixabay

O alto consumo de redes sociais se destacou no padrão de uso da Internet nos serviços de Internet fixa (88,29%), celular pós-pago (84,52%) e pré-pago (79,45%) ao longo de 2023, segundo dados da nova pesquisa de satisfação apresentados pela Anatel. 

Na apresentação do relatório, a superintendente de relações com consumidores da Anatel, Cristiana Camarate, também chamou a atenção para chamadas de vídeo tanto entre os usuários de celulares pré (70%) e pós-pagos (77%). "Essas aplicações usam muita rede. Por isso, é necessário um preparo para a entrega de alta qualidade".

Já a prática de assistir filmes via streaming seguiu o padrão do ano anterior e manteve o serviço de Internet fixa como o preferido (86,76%), bem acima do celular pós-pago (52,69%) e do pré-pago (48,26%). 

Notícias relacionadas

Embora em níveis menores, duas atividades fazem o uso intensivo da rede na internet fixa, frisa a Anatel: além das chamadas de vídeo (54,69% dos usuários de rede fixa), surgem os jogos online (26,17%).

Algo que também chamou a atenção da agência nos dados é o fato de que a maior parte dos usuários utiliza a Internet pelo Wi-Fi, seja entre usuários de Internet fixa (85%), no pré-pago (73%) e pós-pago (65%). 

Padrões na telefonia fixa

Mesmo em queda com o avanço da rede móvel nos últimos anos, os entrevistados que ainda possuem o serviço e que afirmam fazer o uso do telefone fixo diária (29%) ou semanalmente (25%) somam mais da metade do total, ao passo que pouco mais de um terço (35%) relata utilizar raramente ou não usar. 11% recorrem às linhas fixas mensalmente. 

Mais da metade dos usuários de telefonia fixa (54%) diz usar o telefone fixo diária ou semanalmente

Ainda, quase a metade (46,1%) dos clientes das prestadoras de telefonia fixa admitem usar mais o celular para chamadas de voz, enquanto pouco mais de um terço (36,7%) preferem utilizar aplicativos como WhatsApp ou Telegram para o mesmo fim.

Já uma parcela pequena (16,3%) destes consumidores indica ainda utilizar mais o telefone fixo. Destes, 77,3% dizem gostar mais do serviço fixo, ao passo que 12% entendem que a qualidade do funcionamento é melhor que a do celular e da Internet.

TV por assinatura

O relatório também aponta que na TV por assinatura, mais da metade das pessoas com o serviço (65%) usam o mesmo diariamente. Além disso, uma pequena parte utiliza este tipo de serviço semanalmente (12%) e mensalmente (6%). Apenas 17% diz que usar raramente ou não sabe.

Da mesma forma, boa parte (56%) dos usuários ressalta que a TV por assinatura é o principal meio para assistir programas de televisão, séries, filmes e jogos esportivos, enquanto um terço (28%) conta utilizar serviços de streaming, a exemplo de Netflix, Amazon Prime ou HBO. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!