O alto consumo de redes sociais se destacou no padrão de uso da Internet nos serviços de Internet fixa (88,29%), celular pós-pago (84,52%) e pré-pago (79,45%) ao longo de 2023, segundo dados da nova pesquisa de satisfação apresentados pela Anatel.
Na apresentação do relatório, a superintendente de relações com consumidores da Anatel, Cristiana Camarate, também chamou a atenção para chamadas de vídeo tanto entre os usuários de celulares pré (70%) e pós-pagos (77%). "Essas aplicações usam muita rede. Por isso, é necessário um preparo para a entrega de alta qualidade".
Já a prática de assistir filmes via streaming seguiu o padrão do ano anterior e manteve o serviço de Internet fixa como o preferido (86,76%), bem acima do celular pós-pago (52,69%) e do pré-pago (48,26%).
Embora em níveis menores, duas atividades fazem o uso intensivo da rede na internet fixa, frisa a Anatel: além das chamadas de vídeo (54,69% dos usuários de rede fixa), surgem os jogos online (26,17%).
Algo que também chamou a atenção da agência nos dados é o fato de que a maior parte dos usuários utiliza a Internet pelo Wi-Fi, seja entre usuários de Internet fixa (85%), no pré-pago (73%) e pós-pago (65%).
Padrões na telefonia fixa
Mesmo em queda com o avanço da rede móvel nos últimos anos, os entrevistados que ainda possuem o serviço e que afirmam fazer o uso do telefone fixo diária (29%) ou semanalmente (25%) somam mais da metade do total, ao passo que pouco mais de um terço (35%) relata utilizar raramente ou não usar. 11% recorrem às linhas fixas mensalmente.
Ainda, quase a metade (46,1%) dos clientes das prestadoras de telefonia fixa admitem usar mais o celular para chamadas de voz, enquanto pouco mais de um terço (36,7%) preferem utilizar aplicativos como WhatsApp ou Telegram para o mesmo fim.
Já uma parcela pequena (16,3%) destes consumidores indica ainda utilizar mais o telefone fixo. Destes, 77,3% dizem gostar mais do serviço fixo, ao passo que 12% entendem que a qualidade do funcionamento é melhor que a do celular e da Internet.
TV por assinatura
O relatório também aponta que na TV por assinatura, mais da metade das pessoas com o serviço (65%) usam o mesmo diariamente. Além disso, uma pequena parte utiliza este tipo de serviço semanalmente (12%) e mensalmente (6%). Apenas 17% diz que usar raramente ou não sabe.
Da mesma forma, boa parte (56%) dos usuários ressalta que a TV por assinatura é o principal meio para assistir programas de televisão, séries, filmes e jogos esportivos, enquanto um terço (28%) conta utilizar serviços de streaming, a exemplo de Netflix, Amazon Prime ou HBO.