Conexis registra queda, mas Procon-SP cita teles entre mais reclamadas

Homem reclamando ao telefone. Foto: Pexels

Em janeiro, a quantidade de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caiu 28,4% no comparativo com o mesmo mês de 2022, segundo dados da Anatel reunidos e divulgados pela Conexis nesta quarta-feira, 15, data em que o comércio comemora o Dia do Consumidor. No mesmo dia, contudo, o Procon-SP divulgou ranking de empresas mais reclamadas, com duas operadoras entre os cinco primeiros. 

Nos números da Anatel e do sindicato de operadoras, foram registradas 120,2 mil queixas em janeiro, 47,6 mil a menos do que no ano passado. A Conexis diz que todos os serviços representaram queda, mas a maior foi na TV por assinatura, com 38,5%, seguida da banda larga fixa, com 29,1%, e o serviço de celular, com redução de 23,8%. 

A maior quantidade de queixas é relacionada à cobrança – 31% -, mas este foi o item que mais caiu em janeiro (38%). As reclamações de qualidade caíram 13%, e as referentes a cancelamento tiveram 35% de queda.

Notícias relacionadas

Procon-SP

Em contraponto, também nesta quarta-feira, 15, o Procon-SP divulgou o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, com as empresas mais reclamadas de 2022. São dados de processos administrativos finalizados ao longo do ano passado nos sistemas do Procon SP Digital e Secretaria Nacional do Consumidor Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), totalizando 177,8 mil reclamações de 16,7 mil fornecedores em mais de 740 mil atendimentos a consumidores paulistas. 

No ranking, a Claro (combinando móvel com fixo) ficou em quarto lugar, com 4.433 reclamações fundamentadas. Dessas, 2.152 teriam sido atendidas, e 2.281 não foram atendidas, segundo o Procon-SP. Já a Vivo ocupou a quinta posição, com 3.690 reclamações (1.710 atendidas e 1.980 não atendidas).

A lista completa de empresas reclamadas está disponível clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!