Em janeiro, a quantidade de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caiu 28,4% no comparativo com o mesmo mês de 2022, segundo dados da Anatel reunidos e divulgados pela Conexis nesta quarta-feira, 15, data em que o comércio comemora o Dia do Consumidor. No mesmo dia, contudo, o Procon-SP divulgou ranking de empresas mais reclamadas, com duas operadoras entre os cinco primeiros.
Nos números da Anatel e do sindicato de operadoras, foram registradas 120,2 mil queixas em janeiro, 47,6 mil a menos do que no ano passado. A Conexis diz que todos os serviços representaram queda, mas a maior foi na TV por assinatura, com 38,5%, seguida da banda larga fixa, com 29,1%, e o serviço de celular, com redução de 23,8%.
A maior quantidade de queixas é relacionada à cobrança – 31% -, mas este foi o item que mais caiu em janeiro (38%). As reclamações de qualidade caíram 13%, e as referentes a cancelamento tiveram 35% de queda.
Procon-SP
Em contraponto, também nesta quarta-feira, 15, o Procon-SP divulgou o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, com as empresas mais reclamadas de 2022. São dados de processos administrativos finalizados ao longo do ano passado nos sistemas do Procon SP Digital e Secretaria Nacional do Consumidor Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), totalizando 177,8 mil reclamações de 16,7 mil fornecedores em mais de 740 mil atendimentos a consumidores paulistas.
No ranking, a Claro (combinando móvel com fixo) ficou em quarto lugar, com 4.433 reclamações fundamentadas. Dessas, 2.152 teriam sido atendidas, e 2.281 não foram atendidas, segundo o Procon-SP. Já a Vivo ocupou a quinta posição, com 3.690 reclamações (1.710 atendidas e 1.980 não atendidas).
A lista completa de empresas reclamadas está disponível clicando aqui.