Luísa Canziani é eleita presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara

A deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR) foi eleita por unanimidade presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI). A deputada foi eleita por 23 votos, um a mais que o necessário para o quórum.

A parlamentar disse que as prioridades serão definidas por meio de um planejamento estratégico, que será elaborado com participação dos servidores da casa e deputados integrantes do colegiado. A ideia é traçar três prioridades da comissão. Mas Canziani já adiantou que uma dessas prioridades será a inclusão de mais mulheres na ciência.

Canziani também destacou a importância de ter uma mulher a frente de uma comissão que trata de temas historicamente liderados por homens. "É muito simbólico ter uma mulher a frente desta comissão e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Queremos incentivar mais meninas na ciência, inovação e educação", disse a parlamentar no seu discurso.

Notícias relacionadas

Luísa Canziani foi presidente da Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital, assumindo na época o lugar do deputado Vinicius Poit (Novo-SP). A proposta da Frente Digital era de se consolidar como um espaço composto por parlamentares que tenham um olhar para o futuro, assegurando o acesso à internet a um custo acessível, promover o desenvolvimento de habilidades digitais, fomentar o empreendedorismo e abordar a discriminação no mercado de trabalho.

A parlamentar também foi relatora do Projeto de Lei 21/2020, que estabelece fundamentos, princípios e diretrizes para o desenvolvimento e aplicação da inteligência artificial no Brasil. O texto aprovado foi um substitutivo apresentado pela deputada e agora está sob apreciação dos Senadores.

Atribuições

Um dos problemas que se observa nas duas novas comissões originadas da antiga Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) são as suas atribuições. Ainda restam algumas dúvidas sobre o que de fato fica com a Comissão de Comunicação e o que fica com a de Ciência e Tecnologia. Canziani reconhece que a questão das atribuições ainda está para ser resolvida, e que para isso, equipes da casa estão se reunindo para dirimir e apresentar uma solução para esse problema.

Mas a presidente da CCTI afirmou que acredita que as duas comissões, a de Comunicação e a de Ciência e Tecnologia, são como "irmãs", e o tema que for analisado por uma consequentemente poderá ser analisado pela outra.

Dança das cadeiras

Luísa Canziani estava cotada para presidir a nova Comissão de Comunicação, que era até semana passada uma das prioridades do PSD. A legenda já estava de olho na antiga CCTCI. Quem estava no páreo para presidir a CCTI era o deputado Marcio Jerry (PCdoB-SP), que acabou ficando como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

1 COMENTÁRIO

  1. "Mas Canziani já adiantou que uma dessas prioridades será a inclusão de mais mulheres na ciência."

    Quem lacra não lucra. Essas políticas afirmativas são bonitinhas no papel, mas um atraso absurdo na prática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!