Einstein inaugura dois laboratórios para testes do 5G na saúde

Foto de Jefferson Coppola

O Hospital Albert Einstein iniciou a operação de dois laboratórios voltados à validação de casos de uso 5G na área da saúde, informou a instituição.

Os espaços estão localizados na cidade de São Paulo: um deles no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – Campus Cecília e Abram Szajman e outro na Eretz. bio, o ecossistema de inovação do Einstein. Segundo comunicado, os laboratórios reúnem "ferramentas de última geração para análises de soluções sob a ótica de custo e eficiência".

"Estamos criando os laboratórios para entender e comprovar o benefício e a segurança da utilização do 5G na área da saúde", contextualizou o presidente do Einstein, Sidney Klajner. "Por exemplo, se teremos a estabilidade adequada para operar um paciente remotamente, que problemas poderiam ocorrer e comprometer o procedimento, ou medidas de segurança que devem ser adotadas".

Notícias relacionadas

Em um primeiro momento, cinco casos de uso serão foco das atividades de validação. Eles são os seguintes:

  • Equipamentos para cirurgia digital, telementoria e educação cirúrgica: a análise vai avaliar a utilização do 5G em questões de velocidade e latência, conexão de devices e confiabilidade.
  • Uso em ambulância: serão testadas inovações das empresas UCAN (representante da LiveU no Brasil) e Zoll (Indumed) para verificar a capacidade do 5G no apoio remoto de especialistas em emergências médicas e monitoramento dos veículos.
  • Predição de Acidente Vascular Cerebral (AVC): recursos 5G e de inteligência artificial serão usados na predição de AVCs, utilizando imagens de ressonância magnética.
  • Einstein Até Você: o serviço de exames, vacinas e assistência médica do hospital testará melhorias com 5G na qualidade do vídeo durante teleconsultas, se é possível a análise de exames diagnósticos em tempo real e como potencializar o uso de diversas ferramentas diagnósticas, como IoT (Internet das Coisas). Os equipamentos, neste caso, são da Tuinda Care.
  • Aparelho de tomografia instalado em Unidade Móvel de Saúde da Mercedes-Benz: objetivo será checar se é possível otimizar o envio assíncrono de exames, laudos, entre outros, bem como melhorar o streaming de vídeo durante teleconsultas. Em parceria com Einstein, a fabricante de ônibus e caminhões oferece serviços de saúde de forma itinerante para caminhoneiros em pontos de grande concentração de motoristas.

Prazos

A expectativa é que todos os casos de uso passem por análise de cerca de seis meses. "A ideia é testar exaustivamente as aplicações, uma vez que estamos lidando com vidas e o funcionamento precisa ser 100% perfeito", afirmou Klajner.

"Algumas hipóteses, se concretizadas, poderão refletir melhorias imediatas em alguns casos de uso. [Já] outras ainda passarão por estudos mais elaborados por envolverem pacientes. Acreditamos que os resultados nos permitirão chegar a uma medicina ainda mais eficiente", completou o presidente do Einstein.

Já o diretor executivo de inovação do hospital, Rodrigo Demarch, destacou a trilha de absorção de tecnologias pela instituição. "Há mais de uma década direcionamos nossos esforços em um amplo processo de desenvolvimento, validação e incorporação de novas tecnologias, assim como de transformação digital, que hoje se reflete em uma estrutura que permite à instituição ser protagonista em telemedicina, big data e inteligência artificial. Os laboratórios nos permitirão dar novos passos na busca por essa evolução contínua"

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!