A plataforma Não Me Perturbe fechou o ano de 2023 com mais de 12 milhões de números de telefone cadastrados para não receber chamadas de telemarketing de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado, segundo informações da Conexis.
Durante o ano de 2023, 974.902 novos números foram adicionados à base de telefones, um aumento de 8,8% em relação a 2022. Em média, foram 81.242 novos cadastros por mês. A iniciativa, criada pelas operadoras de telecom, faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores.
Em números absolutos, São Paulo tem o maior número de telefones cadastrados na Não Me Perturbe. São 5,52 milhões de telefones registrados, totalizando 6,5% dos 85 milhões de números que compõem a base de telefonia fixa e móvel do estado.
O Distrito Federal tem a maior proporção entre número de bloqueios e quantidade de telefones fixos e móveis: 8,2% da base de telefones do DF está registrada na Não Me Perturbe.
Por meio do aplicativo, o cadastro de números na plataforma se tornou ainda mais simples. Mas a plataforma só bloqueia para ligações de empresas de telecomunicações e para oferta de crédito consignado. Não é possível bloquear ligações, por exemplo, de planos de saúde ou redes varejistas.
Quem quiser utilizar a ferramenta deve fazer o cadastro diretamente no site, pelo aplicativo da Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.
Autorregulação
Desde março de 2020, além do telemarketing, o Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART) vem atuando em outras frentes de autorregulação, com a implantação dos normativos de Atendimento, Cobrança e Oferta, informa a Conexis.
Os normativos trazem orientações para as prestadoras no relacionamento com os usuários e contaram com a participação próxima da Anatel e dos conselheiros independentes que compõem o SART.
Mesmo com o aumento da demanda por serviços de telecom, que se intensificou a partir de 2020, as reclamações de usuários de serviços de telecomunicações registradas na Anatel têm apresentado sucessivas quedas. Em outubro de 2023, por exemplo, o número de reclamações de usuários de telecom registradas na agência caiu 15,2%% em relação a outubro de 2022.
(Com informações da Conexis)