Não Me Perturbe fecha 2023 com 12 milhões de números cadastrados

Foto: Pexels

A plataforma Não Me Perturbe fechou o ano de 2023 com mais de 12 milhões de números de telefone cadastrados para não receber chamadas de telemarketing de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado, segundo informações da Conexis. 

Durante o ano de 2023, 974.902 novos números foram adicionados à base de telefones, um aumento de 8,8% em relação a 2022. Em média, foram 81.242 novos cadastros por mês. A iniciativa, criada pelas operadoras de telecom, faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores.

Em números absolutos, São Paulo tem o maior número de telefones cadastrados na Não Me Perturbe. São 5,52 milhões de telefones registrados, totalizando 6,5% dos 85 milhões de números que compõem a base de telefonia fixa e móvel do estado.

Notícias relacionadas

O Distrito Federal tem a maior proporção entre número de bloqueios e quantidade de telefones fixos e móveis: 8,2% da base de telefones do DF está registrada na Não Me Perturbe. 

Por meio do aplicativo, o cadastro de números na plataforma se tornou ainda mais simples. Mas a plataforma só bloqueia para ligações de empresas de telecomunicações e para oferta de crédito consignado. Não é possível bloquear ligações, por exemplo, de planos de saúde ou redes varejistas. 

Quem quiser utilizar a ferramenta deve fazer o cadastro diretamente no site, pelo aplicativo da Não Me Perturbe ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.

Autorregulação

Desde março de 2020, além do telemarketing, o Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART) vem atuando em outras frentes de autorregulação, com a implantação dos normativos de Atendimento, Cobrança e Oferta, informa a Conexis.

Os normativos trazem orientações para as prestadoras no relacionamento com os usuários e contaram com a participação próxima da Anatel e dos conselheiros independentes que compõem o SART.

Mesmo com o aumento da demanda por serviços de telecom, que se intensificou a partir de 2020, as reclamações de usuários de serviços de telecomunicações registradas na Anatel têm apresentado sucessivas quedas. Em outubro de 2023, por exemplo, o número de reclamações de usuários de telecom registradas na agência caiu 15,2%% em relação a outubro de 2022.

(Com informações da Conexis)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!