China prepara constelações de satélites de baixa órbita

Imagem: Wirestock/Freepik

A China deve investir no lançamento de até 26 mil satélites de baixa órbita terrestre (LEO) para conectividade Internet. O planejamento é liderado por empresas estatais. Uma base para lançamentos já está em construção e ficará nas proximidades de Wenchang – porto estratégico espacial de foguetes na região sul do país asiático.

Os planos foram destacados pela agência de notícias Nikkei, a partir de anúncios realizados no mercado chinês. A expectativa é de que apenas a China Satellite Network lance, inicialmente, 1.300 satélites entre o primeiro semestre de 2024 e 2029.

A estatal China Satellite Network foi criada em 2021, após Pequim informar a União Internacional de Satélites (UIT) sobre o plano da megaconstelação para Internet de alta velocidade, ainda em 2020. A constelação também deve servir como base de suporte para comunicação 6G de alta velocidade no futuro.

Notícias relacionadas

Em julho de 2023, o governo chinês já havia anunciado o desejo de colocar esses 1.300 satélites em órbita na fase inicial do projeto. O desenrolar ocorre em um momento de avanço das comunicações via satélite no cenário mundial. O uso da tecnologia vem crescendo tanto para fins militares quanto para utilização comercial, como é o caso da Starlink – que ganhou rápida popularidade nos últimos semestres, inclusive no Brasil. Mas o cenário também desperta preocupações com a sustentabilidade espacial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!