WRC 2023 não tem boas notícias para constelações não-geoestacionárias, como Starlink

Tudo indica que a WRC 2023 terminará esta semana em Dubai com uma derrota para os EUA, que defendiam uma mudança nas regras de operação de sistema de satélites para dar mais flexibilidade para as constelações não-geoestacionárias (NGEO), entre as quais as duas principais expoentes (Starlink e Amazon Kuiper) são norte-americanas.

O que estava em jogo era uma alteração no Artigo 22 da Regulação de Rádio da UIT, que prevê prioridade para os sistemas geoestacionários na utilização de espectro e potência. Na prática, pelas redes atuais, sempre que um satélite NGEO cruza uma área de interferência com um satélite geoestacionário, ele precisa cortar o sinal ou fazer alguma alteração de frequência para evitar sobreposição de espectro, e também há limitações de potência. Os EUA tentavam alterar esses parâmetros técnicos para deixar os sistemas NGEO menos suscetíveis a estes obstáculos e, com isso, simplificar as operações em termos de cursto.

Segundo interlocutores que acompanham a WRC 2023, não houve apoio a essa proposta dos EUA por conta da intransigência dos norte-americanos em outras agendas, e com isso a tendÊncia é que as operadoras de satélites geoestacionários saiam vitoriosas nessa demanda específica. 

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!