Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reunidos pela Conexis Brasil Digital, mostram que o número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caiu 24,1% em 2023 na comparação com 2022.
No ano passado as queixas somaram 1,306 milhão, em uma redução de 415 mil solicitações.
Entre os serviços, a TV por assinatura teve a maior queda anual: o número de queixas caiu 31,3% em 2023 ante 2022. As reclamações relacionadas à telefonia móvel caíram 26,4% e as relacionadas ao serviço de banda larga fixa apresentaram queda anual de 13,5%.
"Nos últimos cinco anos, o número de reclamações de usuários de telecomunicações caiu 56%. Passamos de quase três milhões em 2019 para um pouco mais de 1,3 milhão em 2023", afirmou o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
"Essas quedas são reflexos das políticas de autorregulação adotadas pelas empresas e os investimentos constantes das empresas, tanto em qualidade quanto no atendimento ao consumidor", argumentou ele.
Entre as medidas de autorregulação do setor estão a plataforma Não Me Perturbe. Ela permite o bloqueio de ligações de telemarketing das empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado. A plataforma tem mais de 12 milhões de números cadastrados.
Dezembro
Em dezembro de 2023 o número de reclamações caiu 11,4% na comparação com dezembro de 2022, passando de 109.747 para 97.243, uma redução 12,5 mil queixas.