A Telefónica anunciou nesta quarta-feira, 14, uma parceria com a EHang, empresa chinesa de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL) listada na Nasdaq. A aliança visa turbinar o segmento de mobilidade aérea urbana na América Latina e Europa com o uso de antenas inteligentes e direcionar o crescimento para a economia de baixa latitude.
De acordo com o comunicado à imprensa, a EHang escolheu pela Telefónica por conta da sua alta capacidade de conectividade (no 5G e em redes privativas), visando garantir segurança e eficiência para este tipo de mobilidade em ambas as regiões, a continuidade da expansão e a exportação de soluções inteligentes para veículos aéreos não tripulados. As companhias darão detalhes durante o Congresso Mundial Móvel (MWC), em 26 de fevereiro, em Barcelona (Espanha).
A união de forças entre a Telefónica e a EHang prevê a implementação de casos de uso na Europa e América Latina em aspectos como mobilidade aérea, gestão de cidades inteligentes e mídia aérea. As iniciativas podem envolver transporte de passageiros, logística, serviços de saúde, resposta de emergência e gerenciamento de cidades inteligentes.
"As capacidades e experiência da Telefónica Tech em conectividade e Internet das Coisas permitirão à EHang implementar suas soluções de forma eficiente e segura, permitindo que milhões de pessoas se beneficiem de suas aplicações em suas vidas diárias", afirma Victoria Jing Xiang, COO da EHang para a Europa e América Latina, em nota.
Além disso, as companhias atuarão de maneira colaborativa na 'Drone Light Shows', iniciativa que visa digitalizar e aumentar a sustentabilidade em shows e eventos de larga escala por meio de drones.
Nos planos, a conectividade ocupa um papel-chave, dizem as empresas. Neste sentido, as redes 5G podem garantir uma comunicação confiável, com baixa latência e alta capacidade de transmissão de dados. E podem, também, assegurar a continuidade das operações de mobilidade aérea ao prevenir eventuais interferências e fornecer segurança com chips criptografados.
Na colaboração, as companhias dependem do TheThinX, laboratório da Telefónica equipado com Internet das Coisas (IoT), e do Centro Urbano de Mobilidade Aérea da EHang na Europa, focado em transportes intermodais e mobilidade aérea avançada.
"A parceria com a EHang significa fazer parte de um projeto pioneiro para a mobilidade aérea do futuro. O facto de a EHang depender da nossa conectividade para desenvolver o setor na Europa e na América Latina confirma o forte posicionamento do nosso serviço em ambos os mercados e significa combinar capacidades para permitir uma mobilidade aérea conectada, segura, eficiente e verde para todos", diz Alfredo Serret, head global de IoT da Telefónica Tech, em comunicado.