Telefónica vai conectar veículos aéreos da EHang na América Latina e Europa

Foto: Oronbb, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons

A Telefónica anunciou nesta quarta-feira, 14, uma parceria com a EHang, empresa chinesa de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL) listada na Nasdaq. A aliança visa turbinar o segmento de mobilidade aérea urbana na América Latina e Europa com o uso de antenas inteligentes e direcionar o crescimento para a economia de baixa latitude.

De acordo com o comunicado à imprensa, a EHang escolheu pela Telefónica por conta da sua alta capacidade de conectividade (no 5G e em redes privativas), visando garantir segurança e eficiência para este tipo de mobilidade em ambas as regiões, a continuidade da expansão e a exportação de soluções inteligentes para veículos aéreos não tripulados. As companhias darão detalhes durante o Congresso Mundial Móvel (MWC), em 26 de fevereiro, em Barcelona (Espanha).

Notícias relacionadas
Da esq. à dir.: Alfredo Serret, head global de IoT da Telefónica Tech, e Victoria Jing Xiang, COO da EHang para a Europa e América Latina – Foto: Divulgação

A união de forças entre a Telefónica e a EHang prevê a implementação de casos de uso na Europa e América Latina em aspectos como mobilidade aérea, gestão de cidades inteligentes e mídia aérea. As iniciativas podem envolver transporte de passageiros, logística, serviços de saúde, resposta de emergência e gerenciamento de cidades inteligentes. 

"As capacidades e experiência da Telefónica Tech em conectividade e Internet das Coisas permitirão à EHang implementar suas soluções de forma eficiente e segura, permitindo que milhões de pessoas se beneficiem de suas aplicações em suas vidas diárias", afirma Victoria Jing Xiang, COO da EHang para a Europa e América Latina, em nota.

Além disso, as companhias atuarão de maneira colaborativa na 'Drone Light Shows', iniciativa que visa digitalizar e aumentar a sustentabilidade em shows e eventos de larga escala por meio de drones.

Nos planos, a conectividade ocupa um papel-chave, dizem as empresas. Neste sentido, as redes 5G podem garantir uma comunicação confiável, com baixa latência e alta capacidade de transmissão de dados. E podem, também, assegurar a continuidade das operações de mobilidade aérea ao prevenir eventuais interferências e fornecer segurança com chips criptografados. 

Na colaboração, as companhias dependem do TheThinX, laboratório da Telefónica equipado com Internet das Coisas (IoT), e do Centro Urbano de Mobilidade Aérea da EHang na Europa, focado em transportes intermodais e mobilidade aérea avançada. 

"A parceria com a EHang significa fazer parte de um projeto pioneiro para a mobilidade aérea do futuro. O facto de a EHang depender da nossa conectividade para desenvolver o setor na Europa e na América Latina confirma o forte posicionamento do nosso serviço em ambos os mercados e significa combinar capacidades para permitir uma mobilidade aérea conectada, segura, eficiente e verde para todos", diz Alfredo Serret, head global de IoT da Telefónica Tech, em comunicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!