SpaceX vai desativar 100 satélites da Starlink com problema comum

Foto: Divulgação/Starlink

A Starlink anunciou que vai desativar nas próximas semanas 100 satélites de baixa órbita terrestre (LEO), entre os 6 mil satélites já lançados pela empresa da SpaceX. De acordo com a companhia, a medida tem como objetivo evitar a permanência desses satélites considerados de risco, que podem apresentar falhas e se tornar não manobráveis no espaço. Na reentrada na Terra, os satélites serão desintegrados.

Os artefatos fazem parte da versão inicial 1 da Starlink. "Esses satélites estão atualmente manobráveis e servindo efetivamente os usuários, mas a equipe Starlink identificou um problema comum nesta pequena população de satélites que poderia aumentar a probabilidade de falha no futuro. Os satélites seguirão uma operação segura, circular e controlada, que deve levar cerca de seis meses para a maioria dos veículos", explicou a empresa, em nota.

Ainda no comunicado, a empresa confirmou que esse tipo de procedimento (chamado de "descida controlada") implica na perda de satélites da constelação da companhia que servem os usuários finais.  "Mas acreditamos que é a atitude correta para manter o espaço seguro e sustentável", explicou a Starlink.

Notícias relacionadas

No entanto, a companhia também disse que a experiência dos clientes não deve ser afetada com a remoção dessas unidades da órbita, já que a SpaceX tem a capacidade de construir até 55 satélites por semana e lançar mais de 200 satélites por mês – o que deve compensar os modelos desativados em um curto período de tempo.

Atividades

Essa não é a primeira desativação de satélites já feita pela Starlink. Segundo comunicado da empresa, ao todo 406 artefatos já tiveram iniciado o procedimento de retirada de órbita. Destes, 17 caem passivamente e já não podem mais ser manobrados, mas são rastreados para evitar o risco de colisão com outros satélites em funcionamento. O restante dos satélites já estão fora de órbita em descida controlada.

"A resistência atmosférica nessas altitudes fará com que um satélite decaia naturalmente em cinco anos ou menos, dependendo da altitude e do design do satélite, caso ele falhe em órbita", comunicou a empresa, em nota. A companhia também informou que a SpaceX realiza a desorbita proativa de satélites identificados como tendo "risco elevado" de se tornarem não manobráveis.

Por último, a SpaceX prometeu que seguirá compartilhando informações sobre a previsão de posição dos satélites "várias vezes ao dia" com outros operadores e provedores de satélites.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!