Vero Americanet avança integração, ajusta critério de assinantes e prepara expansão

Com o avanço do processo de consolidação da Vero e da Americanet, as empresas passaram a alinhar os critérios de reporte de clientes e com isso a expectativa é que nos próximos relatórios da Anatel, a serem divulgados nas próximas semanas, as duas empresas apresentem um consolidado de cerca de 1,34 milhão de clientes, ou um pouco mais de 100 mil a menos do que os números anteriores indicavam. Segundo Fabiano Ferreira, CEO da empresa, essa alteração não tem nenhum impacto financeiro nem altera as projeções de resultado da empresa.

"À medida em que avançamos na fusão, começamos um trabalho de unificar as diferentes operações e CNPJ. O objetivo é ter, até o final deste ano, um único CNPJ, mas até lá a gente precisou ajustar os critérios de como reportar os clientes e constatamos que havia um número de usuários que não atendia os mesmos critérios de adimplência e não estavam gerando receita recorrente. Por isso optamos por deixá-los fora do report", explica o executivo.

Ferreira afirma que isso aconteceu tanto dentro da base da Vero quanto na base da AmericaNet, tendo como origem os processos de fusões e aquisições anteriores. "O conselho ajustou o número de assinantes criando uma nova regra de clientes ativos dentro da companhia, e em dezembro reportamos 85 mil a menos, que se somam a um ajuste feito em novembro. Não muda os números financeiros porque não eram clientes faturados. Eram ajustes necessários para melhorar a governança", diz o CEO. Segundo ele, também não muda a proporção entre as duas empresas na fusão. "Toda a fusão foi realizada em cima de dados financeiros, que não se alteram", diz ele.

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Se esse número divergente de assinantes em relação às projeções iniciais foi uma novidade nos primeiros passos do processo de consolidação, outras revelações se mostraram mais positivas. Por exemplo, o nível de sobreposição da infraestrutura, que é baixíssimo, o que mostra a complementaridade das duas redes. Além disso, os portfólios B2B e B2C também se mostraram muito complementares. A partir de abril, a Vero Americanet deve anunciar novos planos unificados (ver reportagem aqui) e a ampliação dos serviços para os clientes das duas operadoras originais.

Outra surpresa positiva foi o volume de sinergias, que é 30% maior do que o esperado, e deve chegar a R$ 1 bilhão até 2030, conforme apresentou a empresa no final do ano passado ao divulgar os dados do terceiro trimestre. "Veremos muitas dessas sinergias aparecerem nos balanços de 2024, da ordem de dezenas de milhões de reais, e alguma coisa inclusive nesse primeiro trimestre."

Hoje são 10 frentes de integração que a empresa está perseguindo, sendo afetados cerca de 1.200 processos diferentes. Mas mesmo com tudo isso, Fabiano Ferreira vê um caminho positivo e o ritmo de mudanças tem sido conforme o projetado.

Expansão e clientes da Oi

Em relação às expectativas de expansão por aquisições e novas parcerias, Fabiano Ferreira diz que a empresa segue totalmente aberta a esse tipo de movimento.

"A perspectiva de expansão segue no horizonte, principalmente ampliando a rede nas cidades em que a gente está presente e expandir capacidade onde a gente já está. Estamos em 425 cidades e com 5,2 milhões de HPs. Mas estas redes podem ganhar mais capacidade e podemos adensar a cobertura em mais 5 milhões de HPs", diz ele. 

A expansão em novas cidades pode ser por iniciativa próxima ou por rede neutra. No final do ano passado, a empresa anunciou um grande acordo com a V.tal, e Fabiano Ferreira promete para abril uma primeira cidade de porte médio já sendo inaugurada dentro do contexto dessa parceria. 

Ele explica que o contrato com a FiBrasil segue ativo, mas dependendo de encontro de oportunidade em relação à complementaridade de rede. "A gente avança em cidades que façam sentido", diz ele, lembrando que a empresa passou a usar até mesmo recursos de Inteligência Artificial para decidir onde avançar. "É uma análise criteriosa que a gente faz". Além da V.tal e da FiBrasil, a Vero Americanet diz que está aberta a oportunidades de expansão com qualquer operadora de rede neutra, se os critérios de complementaridade de rede e interesse de mercado forem atendidos.

Em relação a um possível interesse na base de clientes da Oi, Fabiano Ferreira diz que, como todos os atores relevantes do mercado, a Vero Americanet está analisando sem nenhuma definição ainda. "Estamos aprofundando análise, conversas, com foco em ganhar valor. Pode evoluir nas próximas semanas ou meses, mas existem outras oportunidades".

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