Anatel prevê 1.620 cidades com faixa liberada para 5G até o fim do primeiro semestre

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) decidiu em reunião nesta terça-feira, 24, autorizar a liberação da faixa para implantação do 5G em 1.610 cidades brasileiras até o final do semestre deste ano.

Conforme antecipado pelo TELETIME, a partir desta quarta-feira, 25, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz já poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativações de estações de 5G standalone em mais 78 municípios situados nas proximidades de capitais ou de cidades com mais de 500 mil habitantes. Ao longo do semestre, novas cidades ficarão nas mesmas condições.

O Gaispi lembra que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora. Contudo, já há iniciativas para adiantar o lançamento da tecnologia em cidades acima de 500 mil habitantes.

Notícias relacionadas

Até o momento, 140 municípios já foram liberados pelo Gaispi para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone. Com isso 38,5% da população já tem potencial para ser beneficiada, de acordo com as ativações das prestadoras.

Migração

A decisão tomada pelo Gaispi segue diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF, ou Siga Antenado) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku, começou o agendamento para instalação de kits receptores à população e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas. 

Quem recebe as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

O Gaispi ressalta que é fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado e pelo telefone 0800-729-2404.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!