Com a liberação da faixa de 3,5 GHz em mais cidades além das capitais desde o final do ano passado, a Vivo anunciou nesta terça-feira, 24, que irá ligar o 5G em algumas das já possíveis. São elas: Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Caxias do Sul (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Joinville (SC) e Londrina (PR).
A operadora afirmou que está seguindo o cronograma da Anatel e do grupo de acompanhamento de interferência na faixa (Gaispi) para as cidades com mais de 500 mil habitantes. Na verdade a empresa está se adiantando ao calendário: segundo o edital do leilão do 5G, os municípios com mais de 500 mil habitantes precisam ter a tecnologia apenas em 31 de julho de 2025.
Em comunicado, a Vivo afirma que a cobertura inicial contempla alguns bairros, mas que já atua na ampliação para outras áreas das cidades. Ao todo, a tele investiu R$ 4,5 bilhões em frequências, além de preparação de infraestrutura de rede (backhaul, backbone etc.). Confira os bairros abaixo:
- Ananindeua (PA): Águas Lindas, Coqueiro, Guanabara e Levilândia.
- Aparecida de Goiânia (GO): American Park, Cardoso, Centro, Itapuã, Jardim das Acácias, Jardim Bela Vista, Jardim Buriti Sereno, Jardim Luz, Parque Primavera, Recanto dos Emboabas, Setor dos Afonsos, Setor Garavelo, Sítios Santa Luzia e Vila São Tomaz.
- Caxias do Sul (RS): Centro, Cidade Nova, Cinqüentenário, Cristo Redentor, Exposição, Jardim América, Kayser, Lourdes, Marechal Floriano, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Panazzolo, Rio Branco, Santa Catarina, São Ciro e São Pelegrino.
- Jaboatão dos Guararapes (PE): Cajueiro Seco, Cavaleiro, Centro, Guararapes, Jardim Jordão,
- Piedade, Prazeres e Socorro.
- Joinville (SC): Anita Garibaldi, Aventureiro, Boa Vista, Bom Retiro, Centro, Comasa, Glória, Pirabeiraba e Santo Antônio.
- Londrina (PR): Centro, Conjunto Santa Rita 7, Gleba Fazenda Palhano, Itamarati, Jardim Higienópolis, Judith, Larsen, Ouro Branco, Sabará I e Zona Rural.