Anatel já analisa liberar 3,5 GHz para 5G nas cidades de até 200 mil habitantes

Na virada do ano, todas as cidades acima de 500 mil habitantes já tiveram a faixa de 3,5 GHz liberada para a operação no 5G, conforme previu a Anatel. Agora, o Grupo de Acompanhamento de Interferências na faixa (Gaispi) vai começar a trabalhar em cidades menores, e novamente utilizando a abordagem de regiões no entorno, ou "clusters", termo utilizado para designar a área metropolitana para além do limite das cidades. 

Os clusters das cidades acima de 500 mil habitantes já serão avaliados em conjunto com a próxima etapa prevista no edital: a liberação do espectro para municípios de até 200 mil habitantes. Segundo confirmou ao TELETIME o conselheiro da Anatel e presidente do Gaispi, Moisés Moreira, estas serão as próximas metas. "As de 200 mil vamos limpar e também fazer por clusters", declarou. 

Conforme previsto no edital do 5G, as operadoras ainda têm até 31 de julho de 2025 para implantar o 5G nas cidades de até 500 mil habitantes, com densidade mínima de uma antena para cada 10 mil habitantes. Nos municípios de até 200 mil habitantes, o prazo é um ano depois, 31 de julho de 2026.

Notícias relacionadas

Ainda assim, a Anatel não têm encontrado maiores dificuldades. "Todas as cidades acima de 500 mil habitantes estão liberadas. Depois das seis que liberamos antes, as outras 20 também foram. Se as operadoras ligaram ou não, não sei porque elas ainda não têm obrigação", colocou. 

A próxima reunião ordinária do Gaispi será no dia 24 de janeiro, mas a pauta ainda não está fechada. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!