Nokia e Samsung anunciam acordo amigável para patentes 5G

Foto: Pixabay

A Nokia e a Samsung anunciaram a assinatura de um novo acordo cruzado de licenciamento de patentes, inclusive para a tecnologia 5G. Um compromisso anterior entre as companhias havia expirado ao fim de 2022.

Pelos termos, a Samsung fará pagamentos de royalties à fornecedora finlandesa "por um período de vários anos". Demais condições (como valores e tempo de duração do contrato) foram mantidas em confidencialidade.

"A Samsung é líder na indústria de smartphones e estamos muito satisfeitos por termos chegado a um acordo amigável", notou em comunicado o presidente da Nokia Technologies, Jenni Lukander (a empresa e Samsung tem histórico de litígios a respeito do tema). "O acordo dá a ambas as empresas a liberdade de inovar e reflete a força do portfólio de patentes da Nokia", completou Lukander.

Notícias relacionadas

Além de "invenções fundamentais" do padrão 5G, recursos de outras tecnologias móveis também poderão ser licenciadas. O portfólio de patentes da Nokia é composto por cerca de 20 mil famílias, incluindo mais de 4,5 mil famílias de patentes declaradas essenciais para o 5G.

Ampliar as receitas com licenciamento de patentes é algo que faz parte do planejamento de longo prazo da fornecedora de equipamentos. A alternativa também está sendo executada por concorrentes em um momento que o mercado de RAN dá sinais de desaceleração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!