A American Tower anunciou uma ampliação de seu parque de energia solar para geração distribuída, visando o atendimento das próprias operações – em especial da rede neutra de fibra óptica.
Uma nova usina fotovoltaica está sendo construída na cidade de Frutal (MG), onde a primeira planta da American Tower já estava situada. Com a novidade, o projeto de geração distribuída passa de 4,9 mil para 7,2 mil painéis solares; a expectativa é reduzir a emissão na atmosfera de 430 toneladas de CO² a partir da iniciativa.
"Os painéis produzirão energia para 100% da unidade de fibra óptica da companhia", projetou a empresa, em comunicado. A fonte de energia limpa estará diretamente conectada à rede pública de distribuição de energia elétrica e foi desenvolvida em parceria com a CGC Energia.
A American Tower encerrou 2022 com aproximadamente 1 milhão de casas passadas (HPs) com fibra em 120 cidades de Minas Gerais onde opera a rede neutra FTTH. Recentemente, a expansão para outros estados começou a ser empreendida, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Goiás. Um próximo passo será a ampliação do projeto para outros mercados da América Latina.