Claro não vê demanda por velocidades simétricas na Internet fixa

Cabo coaxial. Foto: Bruno do Amaral/TELETIME

Maior operadora de banda larga do País, a Claro mantém o foco na rede HFC já instalada, adicionando a fibra até a residência (FTTH) em novas localidades e conforme a demanda. Mas, na visão da empresa, a necessidade dos clientes residenciais ainda não leva o cabo aos limites tecnológicos, ainda mais considerando-se a possibilidade de prover maior capacidade por meio do padrão DOCSIS 4.0, incluindo velocidade simétrica no upload. 

"A gente vê que não há necessidade de simetria porque os serviços são assimétricos", declarou o CTO da Claro, André Sarcinelli, durante o evento Teletime TEC nesta segunda-feira, 22. O executivo cita um levantamento realizado com "vários tipos de família" e que mostrou os padrões de consumo demandando maiores taxas de download. A exceção seria justamente serviços de educação a distância, ou "lives" e shows. "É impressionante como não tem família que precise de mais do que 15 Mbps."

Ele lembra que mesmo no 5G, com o acesso fixo-móvel (FWA), as velocidades não são simétricas. "É basicamente a mesma coisa de um HFC, com 1 Gbps de downstream e 50 Mbps de upstream", compara.

Notícias relacionadas

O CTO da Claro afirma que não há muitas razões ainda para o cliente final obter conexões gigabit para residências a não ser pela necessidade de diversos aparelhos conectados. "Hoje, a única aplicação para o cliente de 1 Gbps é o Speedtest", diz, chamando atenção para o fato que há um impacto nos preços. A operadora conta com a velocidade de 1 Gbps no portfólio.

Sarcinelli diz que a Claro "acertou" ao planejar uma arquitetura com desenvolvimento baseado na fibra, tanto para o serviço fixo quanto para o móvel. "Tem uma capilaridade imensa, temos o DOCSIS com muitos nodes nos prédios, é um FTTc [fibra até o gabinete]", afirma, apontando a presença da rede óptica até muito próximo da conexão na casa do cliente. 

A diferença agora é que, em função de mão de obra e volume, atualmente estaria mais fácil instalar na residência a fibra (FTTH) do que o cabo. "O que estamos fazendo é que, onde há demanda por velocidade, estamos invertendo: em vez de fazer com HFC, faz o drop da fibra que já está no prédio. Vai ser uma coisa super natural, orgânica, e o cliente vai receber o que precisa de fato."

Baixa latência no cabo

Além da atualização da rede HFC com o DOCSIS 4.0, existe a possibilidade de a operadora endereçar a redução de latência para aplicações específicas, como uma espécie de fatiamento de rede (slicing network) na tecnologia "no latency stops". "É possível colocar a função para que orquestre a rede para que pacotes de games, por exemplo, trafeguem mais rápido", destaca o CTO da Commscope, Hugo Ramos. 

"A soma de inteligência de WiFi e de toda a orquestração na rede de acesso e de atores [de rede] dentro de casa vai permitir modelos de negócio", prevê Ramos. Ou seja: dessa forma, é possível manter o cabo competitivo frente à fibra. "As operadoras têm capacidade de entregar o modelo com toda a funcionalidade nova orquestrada."

41 COMENTÁRIOS

  1. A banda larga residencial da claro, é muito ruim. O cabo da rede de fibra não vai até a residência, tornando a velocidade da Internet lenta. Tenho 350 mgb e não chega a 50mgb

    • Bety, se voce faz o teste de velocidade usando um dispositivo sem fio, como um celular, pelo WiFi, entao voce ja comecou errado… Teste por WiFi é inutil, ele nao serve para medir a velocidade que a Net/Claro entrega na sua casa, serve apenas para medir a conexao do celular. O unico teste que serve para medir a velocidade que voce recebe da operadora é se voce usar uma conexao cabeada, como um computador ligado à rede por um cabo Ethernet (cabo de rede). Ate porque o que voce contratou foi BANDA LARGA FIXA, e nao banda larga movel de celular, para ficar fazendo testes sem fio.

    • O problema não é a velocidade que não chega! Chega sim o problema é que a claro usa esses modem ultrapassados que limitam a velocidade de propósito. O intuito da empresa não é entregar o valor contratado mais sim o mínimo permitido. Custo benefício já que a Anatel permite. Eles não estão nem aí para oferecer um produto de boa qualidade. Compra um roteador apropriado que tua velocidade vai subir, melhora a latência. A mais pura verdade!

  2. A Claro não tem vergonha? Docsis 4 ouço falar que vão implantar há pelo menos dois anos, até agora nada. Entregam a velocidade contratada, meia boca só se for no cabo e olhe lá, wi-fi esquece, menos da metade e ambas as formas oscilam muito o tempo todo. Upload vergonhoso. Qualquer vídeo pra subir no YouTube demora uma eternidade. Chama um técnico, só sabem trocar modem e divisor de sinal e não muda nada. Sou cliente por falta de opção. Se não, teria cancelado a muito tempo.

  3. Isso é desculpa tosca para não ter que admitir que a infra estrutura é obsoleta.
    Basta você jogar algo em que o servidor fica na sua máquina para ver como o upload fica sobrecarregado.

  4. O maior gargalo da empresa é exatamente esse serviço porco de mandar por exemplo 100 Megabits de download e somente 10 Megabits upload, sem contar que a rede deles já não da mais conta dessa famigerada Multiplexação que inventaram no passado. Não vejo futuro pra uma merda de empresa com essa mentalidade que s "única demanda" para um usuário doméstico é o speedtest. Lamentável!

  5. Excelente e esclarecedora matéria.

    Agora que sei das intenções de investimento e preocupações da Claro em oferecer o melhor para mim, cliente, vou atender com maior prazer o telefonema do pessoal da Vivo, que é fibra óptica de ponta a ponta.

  6. A Claro parece a Oi antigamente, que justificava a retenção de melhoria na rede pelo mesmo motivo: "supostamente, achamos que os clientes não precisam de velocidades maiores".
    Bom, sabemos aonde a história nos levou.
    Hoje, a Claro sequer é uma empresa a se admirar.
    Os ISP's locais fazem um serviço extremamente mais competente, com qualidade muito superior, e sem falar no suporte atendimento.
    Simetria é um caminho sem volta e oferecer esse plus a mais ao cliente, só garante uma satisfação ainda maior ao mesmo.

  7. Exatamente. Hoje, tenho uma velocidade de 500mbs e meu upload chega a 35mbs poucas vezes ao dia. A média é de 20mbs. Uma vergonha!!! Infelizmente na minha região só tem a Claro.

  8. CLARO OPERADORA fica a pergunta, quando o 5G for uma realidade a ideia desta operadora é entregar (O QUE O CLIENTE PRECISA nas palavras ditas) mas cobrar como se o cliente recebesse a nova tecnologia?

  9. "A gente vê que não há necessidade(…)" diz ele. Um cara limitado como esse deveria ser demitido do cargo na hora!

    Num mundo cada vez mais "na nuvem" a gente precisa de grandes velocidades de upload. Por conta dessa limitação na claro, migrei com sucesso pra vivo fibra e não me arrependo nem um pouco. A diferença é gritante no upload, o que levaria horas na claro, sobe em segundos na vivo. Conheço vários outros ex-clientes da claro que migraram pra operadoras de fibra justamente pelo mesmo motivo.

    E o cara vem e me diz que não vê necessidade de simetria nas bandas kkkkk Ta "Claro" que é burro quem paga por 350 Mb e leva só 30 de upload, na maioria mais velhos que nem sabem dessa diferença técnica e saem lesados na maior cara de pau da operadora

    • André, tenho 64 anos, fui profissional de TI por cerca de 40 anos, e sei muito bem das diferenças… Atualmente possuo Claro Virtua 500 Mbps (com upload de 35 Mbps) e vou te dizer, me atende excepcionalmente bem… Sabe por que?… Porque a minha necessidade é essencialmente por velocidade de download, nao tenho real necessidade de mais upload porque nao uso "nuvem" pra nada. …

      Portanto, pessoal, entendam que nem todo mundo tem essa necessidade de altas velocidades de upload nao, e o HFC FTTC atende perfeitamente… E quem precisa, realmente a fibra FTTH é uma opcao melhor.

      • Excelente explicação Rubens .
        Basicamente resumiu 90% da demanda no Brasil , que é por download.

        Nem todo mundo produz conteúdo, mas os que produzem precisam de mais upload e isso só em outra operadora .

        Eu mesmo , saí da claro por necessidade de melhor ping e estabilidade em navegação, estou bem satisfeito na Oi.

  10. Além da velocidade que chega no coxial já perdendo sendo 20% comparado a fibra Rua – casa. Tem traffic shape que fazem na sua assinatura outro ponto negativo cabo coxial com descargas elétricas sempre queima placa tv hdmi do cliente ou DVR câmeras ligação..internet deles ..o terra deles e feito direto nos equipamento do cliente..incrível só queima os equipamentos do.cliente….semana passada fui em 3 clientes todos com a placa tv danificada por causa descargas elétricas no mesmo.

  11. Ainda bem que na minha cidade tenho opção, chega a ser vergonhoso ver uma empresa argumentar isso: o cliente no geral não precisa de mais velocidade? Rapaz eu na minha cidade tenho contrato de Internet de 1Gb e upload dela é dela é 50% da velocidade, e a empresa é pequena e entrega na fibra de ponta a ponta. Claro Net nunca mais

  12. Legal é que a galera fala como se fosse especialista. Faz teste no 2.4Ghz e quer que chegue 500mbps… ta rodando seu netflix, facebook e youtube? Então para de reclamar.

  13. Pessoal… Tudos são do mesmo conglomerado. Em 20 anos percebi que. BrasilTelecom/Oi foi a melhor, depois veio a GVT/ViVo então a Net/Claro veio como sendo a melhor. O ciclo tem que recomeçar, e agora a bola da vez é a vivo fibra e oi fibra. Se o conglomerado não faz isso, as pessoas não fazem portabilidade, não ocorre a venda a fidelidade de 24 meses. Em resumo, descuplinha comercial.

  14. Quanto comentário negativo, devo ser o único privilegiado pois recebo acima da velocidade contratada tanto no cabo como no wi-fi conectado na rede 5ghz. E pra quem tá reclamando da velocidades de upload, sugiro ler o contrato antes de comprar algum serviço.

  15. se vc tem um celular compatível com a banda 5 g vai bater o download sim.
    Na 2 g no máximo 50 mega questão de tecnologia….pega um Camaro e coloca num fuca não vai dar certo não é…vcs falam como se soubessem mais que o técnico que vai na sua casa sendo que as vezes usam os 500 mega pra ZAP ZAP.

  16. Aqui em casa tenho internet claro fibra , além disso a fibra chega até o roteador , assino 500 mb , faço teste com meu celular usando speedtest , minha taxa de download tá acima do esperado ,batendo por volta dos 630 mb , isso vai de cada caso , inclusive da infraestrutura da rede.

  17. A claro não quer investir na estrutura da rede, por isso vem com esse papo furado
    Ele não tem pessoal calcificado para trabalhar com fibra.

  18. A claro não quer investir na estrutura da rede, por isso vem com esse papo furado
    Ele não tem pessoal qualificados para trabalhar com fibra.

  19. Comentários cômicos kkkkk, a Claro na minha cidade é 100% fibra, tenho 500mb e chega 700, falo com propriedade, a Claro está ótima já trabalhei como tec, só sai porque a terceira que me empregava era uma merda.

  20. Assim que outra operadora chegar no prédio, mudo na hora, a Claro é um lixo de operadora. Enganam vários clientes com serviços inúteis atrelado ao serviço, a famosa "venda casada". Não investe em melhorias na rede para ver o resultado, vai dar tudo certo, amiguinho, pode confiar!

  21. A claro tá de 7.1
    A oi e a Tim estão mil anos luz a frente da claro.
    Não quer investir em FTTH e fica com essa rede arcaica de cabo coaxial com um bilhão de ativos na rede que queimam e que vivem dando ruído na rede e mandando técnico derrubar o sinal para entrar na sua residência. "Limpeza de ruído, senhor."
    Facilitando a entrada de bandidos em sua residência.

  22. A media de velocidade das empresas na minha cidade é de 300mb. 300mb 99 conto
    Hoje eu pago 130 por 730mb simetrico. A claro tem vergonha n kk. Se ela vim para minha cidade vai tomar coro das 5 empresas que tem aqui. Fibra ate em casa e custo muito bom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.