Lançamento do 5G ainda em 2021 não depende das operadoras, diz Claro

Foto: Pixabay

O lançamento das primeiras redes 5G standalone, com as faixas adquiridas no leilão, não depende das operadoras e pode não acontecer no natal deste ano, como gostaria o governo Jair Bolsonaro (sem partido). A justificativa do CTO da Claro, André Sarcinelli, durante o Teletime TEC nesta segunda-feira, 22, é que as barreiras são de natureza externa: é preciso ainda compor as entidades que vão cuidar da limpeza do espectro de 3,5 GHz para poder permitir a operação sem causar interferência nas TVROs, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI) e a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).

Acontece que a criação dessas entidades está vinculada à assinatura dos termos de autorização, ocorrendo então 15 dias após a publicação dos extratos no Diário Oficial da União. "O 5G depende muito de construir o GAISPI, de criar a EAF e entender as cidades que são objetivos de obrigações no ano que vem podem, de fato, irradiar no espectro da banda C sem causar interferência nas TVROs. Depende muito mais de cumprir essa agenda, mas vai trazer mais oportunidades." 

A Anatel já definiu coordenadores para o GAISPI, mas se discute nos bastidores que a assinatura dos termos só aconteceria na segunda quinzena de dezembro justamente porque Bolsonaro pretende estar presente na cerimônia. Desta forma, a constituição do grupo poderia ficar apenas para 2022. 

Notícias relacionadas

Sarcinelli coloca ainda que há cidades onde a implantação da infraestrutura necessária já está mais avançada, sobretudo com a instalação do core de rede standalone. "Papai Noel não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo, então algumas cidades vão estar mais preparadas, e outras estarão apontando para o ano que vem. Independente de estar pronto ou não, a decisão cabe aos órgãos que vão ser criados para fazer a liberação", reitera.

Conta não fecha

Outro objeto do leilão no começo do mês, a faixa de 26 GHz também traz desafios, uma vez que foi disponibilizada ainda sem modelo de negócios estabelecido. E para operadoras, pode também não estar  como utilizar. "Todas as contas que fiz não fecham", declarou

O problema principal é o ecossistema, tanto de hardware quanto de aplicações. "Não é um desafio só da Claro, é a da Qualcomm com chipsets, de parceria com OEMs, da rede de infraestrutura com a Huawei etc. Todo o conjunto de atores tem que trabalhar para que o custo caia", analisou o executivo, que diz que está promovendo reuniões com "todos na indústria" para chegar a preços menores de equipamentos sem comprometimento de qualidade de serviço. 

Nas contas da Claro, ainda é mais barato levar a fibra diretamente até a casa do cliente, ainda que isso signifique custos com a instalação por equipe técnica nas residências em vez de apenas um modem plug-and-play na faixa de 26 GHz. "Hoje a conta não fecha em função do terminal. Ele ainda é mais caro do que o de 3,5 GHz, que ainda é mais caro do que o de 4,5G, que custa mais do que o de 4G", coloca Sarcinelli.

O CTO cita que há ainda fatores externos que pesam para todas as tecnologias, como impostos e taxa de dólar, uma vez que muitos produtos são importados e ainda é necessário "nacionalizar mais componentes". Enquanto isso, a necessidade de investimentos continua crescendo. "Não só para ondas milimétricas, com a inflação está subindo todos os preços, operadoras estão diminuindo [as margens], e a gente precisa encontrar de fato uma equação que fique de pé."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!