FiBrasil segue avaliando aquisições no mercado de fibra, mas não quer assinantes

André Kriger, da FiBrasil. Foto: Izilda França

A FiBrasil segue avaliando ativos de infraestrutura disponíveis no mercado de fibra óptica, mas sem interesse na absorção de assinantes de banda larga, afirmou o CEO da operadora de redes neutras, André Kriger, durante o primeiro dia do Fórum de Operadoras Inovadoras, promovido por TELETIME e Mobile Time nesta quarta-feira, 22.

"A avenida de crescimento inorgânico é muito importante para nós, até pelo nível de competitividade da fibra óptica que já existe. Estamos olhando vários ativos de infraestrutura disponíveis no mercado e avaliando quais fazem sentido a integração com a FiBrasil", declarou Kriger, rechaçando contudo valores "na casa de R$ 3 mil o assinante" praticados no mercado. Ele deixou claro que o que a FiBrasil quer é a rede e que o parceiro continue operando os assinantes.

"A FiBrasil compra rede, não cliente. Para alguns [alvos] temos falado dele vender a infraestrutura e continuar sendo 'clientCo' na nossa rede. Estamos fazendo várias conversas, com esse foco na infraestrutura".

Notícias relacionadas

Neste sentido, a FiBrasil também estaria buscando ajustes na precificação dos ativos negociados, uma vez que métricas como a de clientes conectados à infraestrutura (usual em M&As de provedores) não seriam aplicáveis. A sobreposição com a rede da FiBrasil é outro aspecto que tem sido considerado.

Em 2021, a operação adquiriu a Fiberty 1, antiga Phoenix Fibra. No ano passado, a empresa ainda foi linkada com uma possível compra da Vero. Segundo Kriger, a FiBrasil tem sido inclusive abordada por players com ofertas de infraestrutura de fibra – até mesmo em São Paulo, onde há decisão estratégica de não operar. "Lá tem toda a questão da reversibilidade [de bens associados à concessão da acionista Vivo no estado]. Vamos esperar uns dois anos porque ainda tem muita água para rolar nessa discussão".

Redes replicadas

No FOI 2023, a Fibrasil reportou marca de mais de 30 contratos assinados pela empresa com provedores, incluindo aqueles na fase de pré-implementação de clientes na rede neutra FTTH. Kriger também atualizou a presença da operadora para 151 cidades, sendo 140 delas com a oferta disponível.

A avaliação da FiBrasil é que, no atual momento do mercado de banda larga, a aposta na locação da infraestrutura neutra faria mais sentido para provedores do que a construção de novas redes de fibra. "Quem hoje está construindo cidades novas em fibra está colocando dinheiro e esforços onde não deveria", argumentou o CEO da FiBrasil.

Segundo Kriger, hoje mesmo provedores regionais bem-sucedidos têm uma ocupação de rede entre 20% a 30%, quando não menores. "Não dá para ter várias redes com 30% de take up", avaliou ele, ao questionar a viabilidade e sustentabilidade do modelo de replicação de infraestruturas de fibra.

Na ocasião, o executivo também reiterou a proposta neutra da empresa – que além de empresas do grupo Telefónica, também tem o fundo canadense CDPQ como acionista "de longo prazo". No momento, a expansão de rede da FiBrasil tem sido movida pela demanda da Vivo; após período de carência com a operadora, as novas praças podem ser oferecidas para outros clientes. A empresa de infraestrutura também tem proposto entrada em cidades para os demais provedores da carteira, relatou Kriger.

O CEO da FiBrasil ainda avaliou a atuação da empresa em segmentos como a oferta de fibra apagada (algo que já faz para a Vivo em algumas cidades) e o atendimento de players de WiFi e Internet das Coisas (IoT) – considerado um caminho de alguma forma "natural". Apesar de configurarem oportunidades que podem ser pontualmente monetizadas, os segmentos não devem se tornar foco para a empresa, sinalizou Kriger.

Fórum de Operadoras Inovadoras

O Fórum de Operadoras Inovadoras continua nesta quinta-feira, 23, no WTC, em São Paulo. Em seu segundo dia, o evento promovido por Mobile Time e TELETIME contará com painéis sobre os desafios comerciais e regulatórios das MVNOs, FWA e integração de ISPs com as redes neutras. Participarão dos debates executivos de Veek, Rico Telecom, Magalu, Qualcomm, Omdia, Huawei, Intelbras, Nokia, American Tower, entre outras empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!