TIM amplia estratégias para proteger base pré-paga e conquistar clientes 

Paulo Esperandio, CMO da TIM

A TIM anunciou uma série de ações agressivas para o mercado móvel nos últimos meses. Isso inclui o "test drive" que permite que não clientes testem gratuitamente as redes 4G e 5G da operadora; e, mais recentemente, uma criativa parceria com a Ambev. Nela, clientes pré-pagos que fizerem recargas a partir de R$ 15 ganham cupom de R$ 15 para compras a partir de R$ 70 no app de entregas de bebidas Zé Delivery.

Em entrevista ao TELETIME, o chief marketing officer (CMO) da operadora, Paulo Esperandio, explicou que as chamadas "ofertas exclusivas" fazem parte de uma estratégia maior da operadora. "A gente tem feito um esforço ao longo dos últimos anos para ter soluções distintivas, diferentes do que todo mundo faz, e exclusivas que apenas a TIM tem", explicou o executivo. Ele assumiu o cargo na companhia há dois anos.

A busca pela fidelização na TIM, conforme explicou o executivo, se dá pela oferta de soluções tecnológicas que atendam problemas "do mundo real". E as parcerias estratégicas são importantes para esse objetivo. No caso do aplicativo de entregas de bebidas, Paulo Esperandio informou que não é só a operadora que ganha com o potencial de fidelização dos interessados nos descontos.

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"Para o Zé Delivery, [a TIM] promove uma maior adoção do app a partir da nossa base, de mais de 30 milhões de clientes pré-pago. Também promove uma frequência de utilização da plataforma", explicou o CMO.

A ação com o app foi anunciada beneficiando, inicialmente, os clientes TIM do pré-pago – embora Esperandio tenha confirmado a este noticiário que a companhia já estuda a expansão do modelo para demais clientes da marca. O CMO também revelou que a primeira fase da ação, nesse formato atual, vai durar seis meses. Após isso, a companhia deve avaliar o modelo para buscar ajustes e melhorias, caso necessário.

Questionada, a TIM também indicou que, no caso do test drive, "estamos falando de dezenas e, em breve, centenas de milhares de pessoas [impactadas]". 

Proteção da base pré-paga

Essas ações podem ser parte da resposta da TIM ao cenário competitivo no mercado móvel. Em 2023, por exemplo, a operadora foi a única entre as três grandes nacionais a ter saldo negativo em portabilidade, com cerca de 776 mil saídas para outras operadoras.

A operadora também segue caminhando para ter uma base de clientes pós-pago maior que a de pré-pago. Esse movimento já ocorreu com as concorrentes Claro e Vivo. Já a TIM, segundo dados da Anatel, registrou em novembro de 2023 34 milhões de acessos no pré contra 27 milhões no pós – sendo este último considerado o ativo mais valioso para as teles.

Esperandio relembrou a característica de volatilidade do pré-pago. De acordo com o executivo, essas ações diferenciadas devem convencer esse tipo de cliente a permanecer na TIM. 

"Naturalmente eu acabo criando incentivos ao consumo da minha base, então o cliente tem uma razão a mais para fazer uma recarga e estar conectado. No longo prazo, naturalmente, isso acaba promovendo fidelização. Eu espero que o cliente fique mais comigo, porque ele vai estar mais satisfeito com [essa] entrega de serviços diferenciada", explicou o CMO.

9 COMENTÁRIOS

    • Em algumas localidades a Tim só atende via 4g. Tem que ativar a opção voLTE no celular, senão não completa ligação. Enfrentei um problema similar aqui na minha cidade. Alguns aparelhos (Meizu, xiaomi, etc) de origem chinesa não funcionam direito na rede voLTE da Tim.

  1. 5G rodando na banda LTE do 4G?
    É isso?
    Enquanto a banda NR pura nada.
    Ou seja o 5g mesmo puro nada.
    Aí o usuário usa um 5g forjado dentro da frequência do 4g sobrecarregando o 4G+. Causando queda e sobrecarga do mesmo constantemente na antena.
    Enganação pura no consumidor achando que tá usando o 5g e na verdade tá usando um 4G extendido com uma velocidade alterada dentro do 4g.

  2. Mataram o melhor plano pré que já existiu, o Infinity, e entrou no lugar aquele Pré Top que custa no mínimo 60,00 para vc ficar conectado o mês todo sem depender de wifi. A perda de base é só reflexo disso.

  3. Penso que deveria existir um plano que comporte menos GB de internet, e sei lá, 500 minutos de ligação para as outras operadoras a um preço mais acessível (Não uso tanto os dados móveis). Por que as 3 principais operadoras (claro, vivo e Tim) possuem planos bastante similares, em valor. Pra mim a única diferença entre optar pela operadora a b ou c será a cobertura de sinal, e permanecer funcionando quando falta energia. Na minha cidade, a Tim sai logo do ar. A vivo sai em pouco tempo, e a claro é a que mais demora.

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