Fundo F2i capta 1 bilhão de euros para investir na NetCo do Grupo TIM

QG do Grupo TIM em Roma. Foto: Edilportale.com Spa/Wikimedia Commons

O fundo italiano F2i (Fondo Italiano per le Infrastrutture) anunciou a captação de 1 bilhão de euros (equivalente a R$ 5,4 bilhões na cotação anual) para investir na compra de participação na NetCo, a divisão de infraestrutura de rede fixa do Grupo TIM (controlador da TIM Brasil).

Com isso, o veículo espera acumular participação aproximada de 10% a partir do montante. Assim, o F2i deve se posicionar ao lado do fundo norte-americano KKR, do Ministério da Economia e Finanças italiano e de demais coinvestidores no negócio.

De acordo com comunicado à imprensa, os recursos vieram de dois fundos diferentes, sendo um deles referente a infraestruturas sustentáveis. A captação atingiu a meta bilionária em um curto período de tempo, "o que demonstra o interesse" dos envolvidos em participarem da operação – segundo o F2i.

Notícias relacionadas

Além dos 10% na estrutura de rede fixa, o acordo com o KKR para a entrada de fundos do F2i na NetCo garante direitos de governança e gestão para o fundo italiano de infraestrutura, que opera desde 2007. A aquisição da NetCo por compradores liderados pelo KKR ainda não foi concluída – mas isso deve ocorrer ainda em 2024.

Contexto

O anúncio oficial da entrada do F2i no negócio de rede fixa foi feito um dia após o governo italiano aprovar o processo de venda da NetCo ao KKR. Essa operação envolvendo o fundo norte-americano é na ordem de até R$ 22 bilhões de euros e recebeu apoio de entidades governamentais italianas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!