A Sociedad Estatal de Participaciones Industriales (SEPI), holding do governo da Espanha para investimentos estratégicos, ampliou para 5% a sua participação acionária na Telefónica, dona da brasileira Vivo.
O investimento comunicado ao mercado na última segunda-feira, 15, segue movimento iniciado pelo fundo em março – quando 3% das ações da Telefónica foram adquiridas pelo SEPI. A holding já tem aprovados planos para alcançar até 10% em participação acionária na gigante espanhola.
"Com vocação para permanência, a participação da SEPI aporta uma maior estabilidade acionária a companhia para a execução de seus objetivos e também contribui na proteção das capacidades estratégicas de uma companhia chave no setor de telecomunicações e determinantes na maior parte das capacidades industriais e áreas de conhecimento que afetam os interesses essenciais da defesa e segurança nacional", afirmou comunicado da sociedade estatal espanhola.
O investimento do governo espanhol na Telefónica é associado a outro movimento importante no quadro acionário da tele – ou a entrada do grupo saudita de telecomunicações STC Group, que adquiriu 9,9% do negócio no ano passado. Desde então, outras instituições espanholas como o Criteria Caixa também ampliaram participação na Telefónica, além do governo.