A Sociedad Estatal de Participaciones Industriales (SEPI), holding do governo da Espanha para investimentos estratégicos, anunciou na última segunda-feira, 25, ter alcançado 3% de participação no capital da operadora Telefónica, controladora da brasileira Vivo.
A posição anunciada agora já estava prevista na estratégia anunciada em dezembro, quando o governo local informou a Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV) espanhola a intenção de adquirir até 10% do capital social da Telefónica. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ministros do governo da Espanha.
"A entrada da SEPI, acionista com vocação de longo prazo, proporcionará à Telefónica uma maior estabilidade acionária para atingir seus objetivos, contribuindo para salvaguardar as capacidades estratégicas de uma empresa estratégica para os interesses nacionais pela sua liderança no setor das comunicações e por suas capacidades industriais, determinantes em áreas como segurança e defesa", afirmou a SEPI nesta segunda, em novo comunicado enviado à CNMV.
É importante lembrar que a Telefónica nasceu como uma estatal e foi privatizada na década de 90. Além da Espanha, as principais operações da tele estão concentradas no Brasil, Alemanha e Inglaterra.