Sauditas do STC Group adquirem participação de 10% na Telefónica

Telefónica. Foto: Divulgação

O grupo saudita de telecomunicações STC Group passou a deter 9,9% da participação acionária da espanhola Telefónica, dona da operadora brasileira Vivo. A operação de 2,1 bilhões de euros foi comunicada pelas empresas na noite da última terça-feira, 5, e torna a STC a maior acionista individual da tele europeia.

Segundo a Telefónica, que classificou a abordagem dos sauditas como "amigável", a STC realizou a aquisição de ações que representam 4,9% do capital social da empresa e, por meio de instrumentos financeiros, terá "exposição econômica adicional" a outros 5% de participação acionária.

Em comunicado separado, a operadora do reino da Arábia Saudita não ter a intenção de adquirir o controle ou fatia majoritária na operadora espanhola. A STC também afirmou ver o investimento como oportunidade atraente para manutenção de seus próprios indicadores financeiros e política de dividendos.

Notícias relacionadas

O grupo ainda destacou a presença significativa da Telefónica na Espanha, Alemanha, Reino Unido e Brasil. "Este investimento de longo prazo e significativo por parte do grupo STC é uma continuação da nossa estratégia de crescimento, à medida que investimos em setores vitais de tecnologia e infraestrutura digital em mercados promissores em todo o mundo", afirmou em comunicado o chairman da empresa, príncipe Mohammed K. A. Al Faisal.

A Saudi Telecommunication Company foi fundada em 1998 e tem 64% da participação acionária detida pelo Public Investment Fund (PIF) do Reino da Arábia Saudita. A empresa possui operações em outros países do Oriente Médio e também na África, além de ter adquirido recentemente ativos de torres na Bulgária, Croácia e Eslovênia. O STC tinha acordo estratégico firmado com a Telefónica desde o começo deste ano, para avaliação de trabalho conjunto e benefícios de escala.

STC Group

Com 9,9% do capital da espanhola, o grupo se torna o principal acionista individual da operadora. Até então, BBVA (com 4,87%), Blackrock (4,48%) e CaixaBank (3,5%) eram listados pela companhia como acionistas significativos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!