Governo da Espanha vai adquirir até 10% da Telefónica, dona da Vivo

Foto: Divulgação/Telefónica

O governo da Espanha comunicou ao mercado nesta terça-feira, 19, a intenção de adquirir até 10% da operadora Telefónica, controladora da brasileira Vivo. O movimento vinha sendo sinalizado pelo país europeu desde a entrada do grupo saudita STC no quadro de acionistas da gigante.

A decisão de investir na Telefónica foi tomada em reunião do Conselho de Ministros do governo espanhol. A ordem para a aquisição acionária foi enviada à Sociedad Estatal de Participaciones Industriales (SEPI), que atua como holding governamental para participações em empresas estratégicas.

"Com uma vocação de permanência, a participação da SEPI permitirá proporcionar à Telefónica uma maior estabilidade acionária para que a companhia alcance seus objetivos, contribuindo para a salvaguarda de suas capacidades estratégicas", afirmou a holding, em comunicado à Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV) espanhola.

Notícias relacionadas

No documento, a SEPI afirma que começará a realiza os trâmites formais para o processo, buscando minimizar o impacto na cotação das ações da Telefónica até completar a aquisição do volume de ações necessário. Vale lembrar que a companhia nasceu como uma estatal, sendo privatizada na década de 90.

"A Telefónica é uma empresa líder no campo das telecomunicações, tanto na Espanha quanto internacionalmente. Desenvolve um conjunto de atividades de crucial importância para a economia, o tecido produtivo, a pesquisa, a segurança, a defesa e, em última análise, o bem-estar dos cidadãos", justificou a holding estatal, na ocasião.

Além da Espanha, a operadora tem Brasil, Alemanha e Inglaterra como seus principais mercados de telecomunicações, além de contar com presença relevante na chamada América hispânica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!