Itália define condições para participar de oferta por rede fixa do Grupo TIM

Foto: Consiglio dei Ministri

O Conselho de Ministros da Itália (órgão executivo central do governo italiano) aprovou na última segunda-feira, 28, um decreto com condições para participação governamental na oferta pela rede fixa do Grupo TIM no país, ao lado do fundo KKR.

A operadora europeia (controladora da TIM Brasil) está planejando a cisão de sua infraestrutura em uma nova companhia – a NetCo – e tem negociações exclusivas em curso ao lado do fundo de investimentos norte-americano; por sua vez, o KKR e o governo da Itália firmaram no começo do mês acordo para atuação conjunta no negócio.

Neste sentido, o decreto aprovado pelo Conselho de Ministros do país autoriza formalmente a participação governamental na oferta, disponibilizando cobertura de até 2,2 bilhões de euros para compra de fatia minoritária na NetCo. Uma participação de até 20% está sendo vislumbrada pelo governo liderado por Giorgia Meloni.

Notícias relacionadas

Ministro da Economia e Finanças da Itália, Giancarlo Giorgetti afirmou, ao comentar o decreto, que a fatia seria suficiente para o governo assegurar o exercício de poderes especiais sobre a infraestrutura a ser cindida do Grupo TIM, sobretudo no que tange a segurança nacional. A rede de fibra também foi classificada como crucial para o futuro do país.

"Esperamos que com essa ação possamos de alguma forma fornecer um quadro estável e definitivo para um assunto que há muito tempo tem enfrentado uma situação de impasse, e que nos próximos meses poderá ter uma solução definitiva", afirmou Giorgetti, em coletiva após a reunião do Conselho de Ministros.

Há expectativa que uma oferta vinculante pela NetCo liderada pela KKR e com participação da gestão italiana seja apresentada ao Grupo TIM no final de setembro. Com o negócio, a gigante de telecomunicações tentará reduzir seu endividamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!