Consolidação, rede neutra e 5G aquecem busca por medição de redes, aponta Viavi

Fornecedora de equipamentos de medição para redes de telecom, a Viavi Solutions tem visto a consolidação de provedores regionais, a chegada das redes neutras e a limpeza do 3,5 GHz para o 5G como alavancas comerciais para o mercado doméstico.

Em conversa com a TELETIME durante a Futurecom, realizada nesta semana em São Paulo, o diretor de vendas da Viavi no Brasil, Marcelo Bragança, notou que a verificação de qualidade da infraestrutura de ISPs tem sido um dos principais fatores geradores de demanda atualmente.

À frente de muitos dos projetos estariam fundos de private equity e outras investidoras com interesse em ativos de fibra óptica. Segundo a Viavi, a preocupação dos compradores com a conformidade de redes à venda explicaria o cenário.

Notícias relacionadas

No sentido contrário, a demanda por parte dos provedores regionais também têm escalado, e com ajuda da chegada das redes neutras. Para os ISPs, acompanhar os níveis de serviço (ou SLAs) garantidos pelos novos parceiros será um aspecto cada vez mais importante, entende a fornecedora. Em paralelo, os próprios players de fibra neutra realizam a expansão dos seus projetos.

5G

Na visão de Bragança, a fibra óptica foi protagonista da Futurecom, superando até mesmo o buzz em torno do 5G. A chegada da quinta geração de redes, contudo, também é vista como oportunidade. Após fornecer tecnologia para testes que subsidiaram políticas para a limpeza do 3,5 GHz, a fornecedora acompanha agora as próximas fases do projeto.

Depois das capitais, 26 cidades devem receber os trabalhos para mitigação de interferências da rede 5G na radiodifusão até o final do ano. Já até o meio de 2023, as atividades devem ser realizadas em outros 1,2 mil municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!