Fornecedora de equipamentos de medição para redes de telecom, a Viavi Solutions tem visto a consolidação de provedores regionais, a chegada das redes neutras e a limpeza do 3,5 GHz para o 5G como alavancas comerciais para o mercado doméstico.
Em conversa com a TELETIME durante a Futurecom, realizada nesta semana em São Paulo, o diretor de vendas da Viavi no Brasil, Marcelo Bragança, notou que a verificação de qualidade da infraestrutura de ISPs tem sido um dos principais fatores geradores de demanda atualmente.
À frente de muitos dos projetos estariam fundos de private equity e outras investidoras com interesse em ativos de fibra óptica. Segundo a Viavi, a preocupação dos compradores com a conformidade de redes à venda explicaria o cenário.
No sentido contrário, a demanda por parte dos provedores regionais também têm escalado, e com ajuda da chegada das redes neutras. Para os ISPs, acompanhar os níveis de serviço (ou SLAs) garantidos pelos novos parceiros será um aspecto cada vez mais importante, entende a fornecedora. Em paralelo, os próprios players de fibra neutra realizam a expansão dos seus projetos.
5G
Na visão de Bragança, a fibra óptica foi protagonista da Futurecom, superando até mesmo o buzz em torno do 5G. A chegada da quinta geração de redes, contudo, também é vista como oportunidade. Após fornecer tecnologia para testes que subsidiaram políticas para a limpeza do 3,5 GHz, a fornecedora acompanha agora as próximas fases do projeto.
Depois das capitais, 26 cidades devem receber os trabalhos para mitigação de interferências da rede 5G na radiodifusão até o final do ano. Já até o meio de 2023, as atividades devem ser realizadas em outros 1,2 mil municípios.