Brasil liderou resoluções de igualdade de gênero e cibersegurança na PP-22

Superintendente de Planejamento e Regulação da Anatel, Nilo Pasquali, na PP-22. Foto: UIT/D. Woldu

Além das resoluções de sustentabilidade no espaço e Inteligência Artificial, o Brasil também teve papel protagonista em outros assuntos importantes durante a Conferência Plenipotenciária (PP-22) da União Internacional de Telecomunicações. O evento, que aconteceu entre 24 de setembro e 14 de outubro em Bucareste, Romênia, também foi palco de discussões – por vezes tensas – sobre igualdade de gênero, cibersegurança e roubo de aparelhos.

A delegação brasileira também teve importante participação em outras resoluções, como a de número 70, que visa o aprimoramento das políticas de inclusão para mulheres, destacou a Anatel. "A 70 foi uma vedete. Fui convidada pela UIT a presidir as discussões informais, e me vi na situação de equilibrar posicionamentos ideológicos bastante antagônicos", declarou Andrea Grippa, vice-coordenadora de um dos grupos da Comissão Brasileira de Comunicações (CBC). "Conseguimos levar de maneira bastante técnica e o resultado foi bastante satisfatório para os dois lados", completa, destacando a implantação da política e o papel da UIT no empoderamento de mulheres e jovens por meio da TIC. 

Um dos temas mais complexos e polêmicos na PP-22, segundo coordenador da CBC e chefe da assessoria internacional da Anatel, Ronaldo de Moura, foi trazido na resolução 130, que trata de cibersegurança. A delegação brasileira defendeu que a UIT é um fórum global adequado para abordar o assunto, trazendo a experiência técnica às Nações Unidas. "É o organismo principal aonde o Brasil espera [levar] o tema, que tem uma interdependência muito grande", declarou. Com o novo texto, ficou o dever para o conselho da União Internacional trabalhar na agenda global de cibersegurança (GCA, na sigla em inglês) no próximo quadriênio.

Notícias relacionadas

Por sua vez, o superintendente Nilo Pasquali comentou a aprovação das resoluções 188 e 189, que tratam de terminal contrabandeado e roubo de equipamento, respectivamente. Os textos incorporaram o trabalho que a Anatel já faz no Brasil, segundo ele. "Conseguimos colocar tudo que pretendíamos nela, vindo da proposta da IAP e Citel, colocando equipamentos adulterados também e o maior engajamento com outros organismos internacionais, como a Interpol", disse. Sobre o roubo de aparelhos, diz que foi incorporada a experiência da agência no projeto "Celular Legal", com base em melhores práticas com possíveis soluções para mitigar o problema. 

As resoluções 200 e 203, que trazem avanços para conectividade em áreas desatendidas e grupos vulneráveis, também tinha a proposta de incluir o Open RAN (que ficou na Resolução 130). O Brasil conseguiu incluir maior ênfase na conectividade para áreas desatendidas, rurais e remotas, além das regiões subatendidas, como ambientes suburbanos ou rurais, "fazendo referência a grupos vulneráveis". A proposta foi incluída na agenda 2030.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!