Senacon e Senasp firmam parceria para combate de crimes cibernéticos

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ambas vinculadas ao Ministério da Justiça, firmaram parceria voltada ao combate de delitos virtuais e violações a direitos do consumidor.

Desdobramento da estratégia em torno do programa Escola Segura, a nova colaboração entre as pastas pretende estabelecer o compartilhamento de informações para o combate de crimes cibernéticos e fraudes financeiras, especialmente em programas governamentais.

Com a iniciativa, as secretarias do Ministério da Justiça e Segurança Pública fortalecem a atuação conjunta na identificação e neutralização de atividades ilícitas no ambiente digital. O Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, destacou a relevância desse procedimento na proteção da população.

Notícias relacionadas

"O cibercrime e as fraudes financeiras representam uma ameaça crescente em nossa sociedade digital. Estamos unindo esforços para garantir que todos os consumidores e consumidoras tenham a tranquilidade de utilizar as plataformas online sem se tornarem vítimas de golpes, fraudes ou informações mentirosas [desinformação]", disse.

A troca de informações entre as duas secretarias, feita por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop) da Senasp, permitirá um monitoramento mais efetivo de atividades suspeitas e a identificação de perfis envolvidos em práticas fraudulentas. Isso possibilitará uma resposta mais rápida e assertiva por parte das autoridades, visando a proteção dos consumidores e consumidoras contra golpes e a disseminação de informações enganosas.

Plataformas

Em julho deste ano, a Senacon determinou, sob pena de multa, que as plataformas digitais Facebook e Google retirassem do ar anúncios fraudulentos sobre o Programa Desenrola Brasil, lançado pelo Governo Federal e voltado para a renegociação de dívidas bancárias.

A decisão da Senacon levou em consideração notícias divulgadas na mídia e um levantamento do NetLab, laboratório vinculado à Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estudo identificou 1.048 postagens patrocinadas com fraudes e desinformação veiculadas em plataformas da Meta, controladora do Facebook e Instagram, produzidas por 52 perfis diferentes.

Escola Segura

No âmbito da Operação Escola Segura, a implementação plena dessa colaboração está prevista para os próximos meses, com o aprimoramento das ferramentas que permitem o compartilhamento de informações em tempo real, elaboração conjunta de diagnósticos e identificação de tendências com vistas à coordenação de ações para a segurança do público escolar, tanto no campo penal como no âmbito da tutela do consumidor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!