A operadora norte-americana AT&T confirmou neste final de semana o vazamento de dados pessoais de 7,6 milhões de usuários atuais e de mais de 65,4 milhões de ex-clientes na dark web, totalizando mais de 73 milhões de contas.
Em comunicado, a AT&T informou que as informações vazadas variam de acordo com cliente e conta, "mas podem incluir nome completo, endereço de e-mail e endereço para correspondência", além do número de telefone, data de nascimento, número da conta da AT&T e até senhas.
Segundo apurou a companhia, as informações comprometidas parecem ser de 2019 ou período anterior e não haveria indícios da presença de dados financeiros pessoais ou histórico de chamadas, por exemplo.
Mas entre os dados vazados, o que mais chama a atenção é o número de seguridade social de usuários. Trata-se de um identificador emitido pela Administração da Segurança Social dos Estados Unidos (SSA) para cidadãos e residentes dos país. O número é considerado sigiloso e é utilizado para rastrear os ganhos dos indivíduos ao longo da vida e determinar quais benefícios de seguridade social cada um tem direito a receber.
Impacto
A AT&T disse não saber se os dados divulgados ilegalmente na dark web são provenientes da própria operadora ou de algum fornecedor vinculado à marca. Também não há evidências de qualquer acesso não autorizado aos sistemas que resultem em roubo do conjunto de dados, segundo informou a empresa.
"Estamos entrando em contato com todos os 7,6 milhões de clientes afetados e redefinimos suas senhas. Além disso, comunicaremos com titulares de contas atuais e antigas que tenham informações pessoais confidenciais comprometidas", explicou a empresa, em nota.
A informação sobre o vazamento ocorre menos de dois meses após um outro episódio infeliz para a empresa: um apagão na rede da companhia que afetou milhares de usuários nos Estados Unidos, incluindo serviços de emergência.